20 de outubro de 2024

Frente fria traz chuva e ventos de até 60 km/h para região de Campinas neste fim de semana

Pancadas de chuva devem ser mais fortes no sábado (19), enfraquecendo no domingo (20) pela manhã. Veja como se proteger. Céu encoberto antes de tempestade começar no Parque Industrial em Campinas
Yasmin Castro/g1
Uma frente fria vinda do Oceano Atlântico deve derrubar as temperaturas na região de Campinas (SP) entre esta sexta-feira (18) e domingo (20). Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, as rajadas de vento podem superar 60 km/h.
🔔 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
As tempestades serão causadas por aumento de umidade provocada pela frente fria. O aumento de nebulosidade começa nesta sexta, mas deve ter mais intensidade no sábado (19).
Ainda segundo o Cepagri, a presença de nuvens aumenta ao longo desta sexta, com possibilidades de temporais a partir do meio da tarde.
No sábado, a previsão é de céu nublado a encoberto, com chuvas que podem ocorrer a qualquer momento, com períodos de maior intensidade, principalmente no período da tarde. O Cepagri ressalta que as chuvas podem causar transtornos como alagamentos e enxurradas.
Para o domingo, a tendência é de tempo nublado com sol podendo aparecer no período da tarde. As chuvas não estão descartadas, mas devem ocorrer com baixa intensidade e no período da manhã.
Variação de temperatura
O aumento de nebulosidade e as chuvas devem ajudar a diminuir a temperatura e trazer um “refresco” ao longo do fim de semana.
Nesta sexta, a previsão é de mínima de 18 °C e máxima de 34 °C. No sábado, os termômetros oscilam entre 19 e 25 °C e, no domingo, entre 16 e 25 °C. Confira no gráfico abaixo.
O Cepagri informa que a próxima semana deve ter novas instabilidades, especialmente a partir da quarta-feira.
Alerta de temporais da Defesa Civil
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta na quarta-feira (16) para o risco de temporais entre sexta e domingo por conta da passagem da frente fria. Na região de Campinas, o acumulado de chuva pode chegar a 200 milímetros (mm).
“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, afirmou, em nota, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Chuva em Campinas
Arthur Menicucci/g1
Outras regiões
O alerta da Defesa Civil afirma que a chuva deve variar entre 60 mm e 200 mm. Veja previsão por região:
Regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm
Litoral Norte: 150 mm
Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
Região de Presidente Prudente: 90 mm
Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
Orientações de segurança:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
Evite tomar banho durante a tempestade
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias