29 de setembro de 2024

Fumaça das queimadas no Pantanal força voo com destino a Corumbá pousar em Bonito

Ao g1, a empresa de aviação Azul Linhas Aéreas informou que aqueles que desembarcariam em Corumbá (MS) foram transportados via terrestre. Fumaça das queimadas no Pantanal força voo com destino a Corumbá pousar em Bonito
Reprodução
Apesar dos focos de incêndio no Pantanal Sul-Mato-Grossense estarem controlados, a fumaça continua sendo uma preocupação para todo o estado. Nessa quinta-feira (26), um voo vindo de Campinas (SP) com destino a Corumbá (MS) foi forçado a desviar para Bonito (MS), devido a falta de visibilidade.
O g1 procurou a operadora do aeroporto de Corumbá, Aena, e foi informado que, embora permaneça aberto para pousos e decolagens, o local opera com ajuda de instrumentos devido a dificuldade das condições meteorológicas da região.
Em nota, a empresa de aviação Azul Linhas Aéreas explicou que os desvios aconteceram devido às condições climáticas adversas, causadas pela fumaça. Informou ainda que aqueles que desembarcariam em Corumbá, foram transportados via terrestre, assim como aqueles que embarcariam na cidade com destino a Campinas. Confira a nota na íntegra:
“A Azul informa que, ontem (26) devido às condições climáticas adversas na região de Corumbá (MS), causadas pela fumaça, o voo AD2491 (Campinas – Corumbá – Bonito – Campinas) alternou diretamente para Bonito (MS).
Os Clientes que desembarcariam em Corumbá foram transportados via terrestre, assim como aqueles que embarcariam na cidade com destino a Campinas.
Os clientes afetados receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial”.
g1 em 1 Minuto Mato Grosso do Sul: Área de conservação é devastada pelo fogo no Pantanal
Pantanal em chamas
O número de focos de incêndio registrados no bioma do início do ano até essa quinta-feira (26) foi de 11.485, mais que o dobro do total registrado no ano passado, quando foram 6.580, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
LEIA TAMBÉM
MS tem 40% das cidades com focos de incêndios
Animais silvestres afetados por incêndios recebem alimentos e água no Pantanal
Pesquisa da World Weather Attribution (WWA) chegou à conclusão de que as mudanças climáticas provocadas pela ação humana fizeram o Pantanal ficar mais quente, extremamente seco e com recorrência maior de rajadas de ventos. A combinação entre os três fatores, potencializou os incêndios que ocorrem no bioma este ano.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias