7 de novembro de 2024

Funarte anuncia retorno ao Palácio Capanema, no Rio


O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa, durante o G20 Brasil, em Salvador. A data da mudança é 20 de novembro.
O anúncio do retorno da Funarte para o Palácio Capanema foi feito no G20, em Salvador-BA
Aju Paraguassu/Fundação Nacional de Artes
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) retornará para a sua sede no Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa, durante o G20 Brasil, em Salvador, Bahia. A data prevista para a mudança é 20 de novembro.
A Funarte havia saído do palácio em 2017. Já em 2021, o prédio de 16 andares foi listado como um dos dois mil imóveis que podem ser colocados em um feirão do Governo Federal. Entretanto, o governador do RJ, Claudio Castro, fez um pedido para que isso não acontecesse.
“A Funarte volta ao Palácio Gustavo da Capanema e será a primeira instituição do Ministério da Cultura a ocupar novamente esse edifício histórico, após as obras coordenadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com essa entrega que o Iphan faz ao povo brasileiro, a Funarte retorna à sua sede às vésperas de seu cinquentenário, comprometida com a Política Nacional das Artes”, afirmou a presidenta Maria Marighella.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, também participaram da coletiva, realizada na manhã desta terça-feira, 5 de novembro.
A presidenta lembrou ainda que, em 2025, a Funarte completará 50 anos de dedicação à construção de políticas públicas para as artes, um patrimônio do povo brasileiro.
“Nesse Ministério da Cultura renascido, nossa missão é apresentar à sociedade a sua Política Nacional das Artes, um conjunto de políticas que vão promover, garantir e proteger as artes brasileiras, após o recente período que vivemos de constantes ataques”, destacou a presidenta.
“Vale dizer que 70% dos investimentos em Cultura da Lei Rouanet são destinados às artes. Portanto, estamos falando de uma política para as artes a partir dessa integração com todo o sistema do MinC,” observou Marighella, também mencionando o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.
O Palácio
O Palácio Capanema é um marco da arquitetura moderna e foi sede de dois ministérios, quando o Rio era capital federal: o da Educação e da Saúde Pública.
O imóvel é considerado símbolo do modernismo. A fachada é revestida com azulejos de Cândido Portinari e tem jardim de Burle Marx. O palácio conta ainda com a consultoria de Le Corbusier, mestre francês da arquitetura moderna.
Em 1943, o Palácio Capanema foi escolhido o edifício mais avançado do mundo, em construção, pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. O lançamento da pedra fundamental homenageou o então ministro da Educação, Gustavo Capanema.
Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro
Paula Giolito/Folhapress

Mais Notícias