7 de fevereiro de 2025

Funcionários de posto de saúde são agredidos por filhos de paciente em Serra Azul, SP; vídeo


Segundo vítimas, casal acompanhava a mãe que passava mal e agiu com violência durante atendimento. Eles devem responder por lesão corporal, de acordo com a polícia. Irmãos agridem funcionários de unidade de saúde em Serra Azul, SP
Funcionários da Unidade Mista de Saúde de Serra Azul (SP) ficaram feridos após serem agredidos dentro do posto por um casal de irmãos nesta quarta-feira (5). Segundo a polícia, os agressores foram identificados como Abrahão Luciano Dutra, de 25 anos, e Paloma da Silva Dutra, de 30 anos.
As imagens de câmeras de segurança divulgadas nesta quinta-feira (6) mostram o momento em que os irmãos chegaram à unidade acompanhando a mãe, que estava em uma maca, por volta das 10h30. Eles foram à recepção, deram a volta no balcão e entraram na área restrita aos funcionários (assista no vídeo acima).
Em seguida, Paloma deu um tapa no rosto de uma das recepcionistas, que ficou sentada na cadeira, sem reação. Na confusão, o irmão dela aproveitou e pegou uma tesoura de cortar papel.
O vídeo mostra quando outros funcionários chegaram para tentar acalmar os irmãos, mas Paloma seguiu esmurrando paredes e o balcão da recepção.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Recepcionista é agredida por filha de paciente na Unidade Mista de Saúde de Serra Azul, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
A recepcionista Maria Goretti de Faria, que aparece sendo agredida pela mulher, conta que recebeu um telefonema dos irmãos, por volta das 10h20, solicitando uma ambulância para a mãe que estava passando mal. Segundo ela, a equipe foi acionada e o atendimento foi rápido. Goretti não entende o motivo da violência.
“Ela só deu a volta, foi muito rápido, e já chegou me dando soco, tapa. A minha amiga que estava trabalhando comigo saiu correndo falando que ela estava me batendo e o motorista que estava ajudando com a maca teve que voltar pra me proteger.”
Agressões continuaram na observação
Depois que Goretti foi agredida, os irmãos foram levados para a observação, onde a mãe aguardava pelo médico.
A enfermeira Helen de Faria Gonçalves torceu o tornozelo durante a confusão na unidade de saúde de Serra Azul, SP
Cacá Trovó/EPTV
A enfermeira Helen de Faria Gonçalves diz que solicitou aos dois que aguardassem do lado de fora do quarto para que a mãe pudesse ser examinada, mas eles não só rejeitaram o pedido como passaram a agredir a equipe toda, inclusive com a tesoura tirada da recepção.
“Eles não obedeceram, continuaram xingando e não quiseram sair do quarto. Nessa hora eles vieram pra cima da gente, agredindo. Eles foram no Alencar. Deram chutes, socos e apareceu a tesoura. Ele ia firmemente dando os golpes com a tesoura no Alencar.”
Segundo Helen, as agressões só cessaram quando ela partiu para cima de Abrahão e conseguiu quebrar a tesoura ao puxar o objeto das mãos dele. A enfermeira saiu do quarto e pediu ajuda aos motoristas que estavam do lado de fora da unidade para conter o casal.
Durante a briga, Helen torceu o tornozelo. Ela está afastada do trabalho e aguarda para fazer novos exames para saber se houve rompimento de ligamentos.
O técnico de saúde Alencar dos Reis foi agredido em Serra Azul, SP, por filho de paciente que pegou tesoura na recepção
Cacá Trovó/EPTV
Melhoria na segurança
Os irmãos foram ouvidos pela Polícia Civil e devem responder pelo crime de lesão corporal. Abrahão e Paloma não foram localizados para comentar o assunto até a publicação desta reportagem.
Nesta quinta-feira, a diretora do Departamento de Saúde de Serra Azul, Andreza Giollo de Moura, lamentou a violência contra os funcionários.
Segundo Andreza, a Prefeitura de Serra Azul abriu uma licitação para compra de equipamentos de segurança para a unidade. O prédio foi inaugurado há cerca de seis meses.
“Tratamos muito bem os pacientes, os funcionários são muito educados, então eu fiquei muito surpresa na hora, muito triste com a situação. Agressão não é legal pra ninguém, e os funcionários estão aqui pra prestar um serviço à população.”
A Prefeitura de Serra Azul também estuda a contratação de vigias para o local.
Unidade Mista de Saúde de Serra Azul (SP)
Cacá Trovó/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias