12 de outubro de 2024

Furacão Milton: qual o impacto de uma supertempestade com ventos de até 250km/h

INFOGRÁFICO mostra o potencial de destruição de um furacão de categoria máxima. O furacão Milton atingiu em poucas horas a categoria 5 (agora já foi rebaixado para a categoria 1, mas o perigo permanecia na Flórida com ventos fortes e inundações), a máxima na escala que mede a intensidade desse fenômeno. Nessa categoria, os ventos podem chegar a 250 km/h, com um potencial de danos catastróficos.
A força das rajadas é capaz de balançar prédios altos, destruir casas e derrubar postes.
Confira no infográfico abaixo qual o impacto de ventos de até 250km/h:

Força máxima da tempestade
O furacão Milton é o terceiro com grande potencial de destruição que chega aos Estados Unidos em pouco mais de três meses.
De acordo com a escala Saffir-Simpson, classificação criada nos anos 1970 para medir a intensidade do fenômeno, o furacão atingiu a categoria máxima, o que deve deixar áreas inabitáveis por meses.
Ricardo de Camargo, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, explica que, nessa categoria, um parcela do ar se desloca quase 70 metros em apenas um segundo.
“Um campo de futebol para partidas internacionais tem em torno de 70 metros. É o que seria percorrido em um segundo para que essa velocidade fosse alcançada”, compara.
👉Segundo os meteorologistas, dois fatores têm favorecido a sequência de furacões que está sendo observada:
Aquecimento dos oceanos, principalmente do Oceano Atlântico Norte: quanto mais aquecidas estão as águas, mais combustível os furacões têm pra se intensificar rapidamente.
Transição para o La Niña: em anos de La Niña, tradicionalmente tendemos a ter mais furacões, especialmente porque o fenômeno diminui o cisalhamento vertical dos ventos (como o vento muda de velocidade e direção em relação à altura) na atmosfera.
LEIA TAMBÉM
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações sobre o furacão Milton
Milton: veja a lista de 21 nomes já escolhidos para furacões e tempestades de 2024
O que é um furacão de categoria 5? Entenda como é medida a intensidade do fenômeno

Mais Notícias