10 de outubro de 2024

Furacões como o Milton podem deixar regiões inabitáveis por meses; entenda

Se o Milton ganhar mais força e os ventos ultrapassarem 252 km/h, ele atingirá a categoria cinco – a mais forte que existe. Entenda as escalas dos furacões e os efeitos devastadores que eles podem causar
Um furacão como Milton pode deixar regiões inabitáveis por meses. São 500 mil casas sob risco de inundação.
Na noite desta quarta-feira (9), a direção do furacão Milton é uma das principais preocupações das autoridades. Eles estão monitorando as regiões que ele pode atingir e como, porque as consequências podem variar, inclusive no impacto. Um desvio de rota de 15 km para o norte ou sul já é considerado significativo.
Agora, os ventos empurram a água do oceano em uma direção. Se o olho do furacão passar por Sarasota, como está previsto, a cidade será atingida pelos ventos, e os municípios ao sul – como Venice Beach e Naples – vão receber um grande volume de água. Há previsão de enchentes, com o nível da água chegando a até 3,5 m de altura. Enquanto isso, os ventos vão empurrar a água do mar para longe da costa de Tampa, que fica ao norte.
Mas, se o furacão passar mais ao norte do estado, o que também é uma possibilidade considerada pelos especialistas, o efeito será contrário. Nesse caso, Tampa, que é a cidade mais populosa da região, pode enfrentar uma enchente histórica. A água pode alcançar até 4,5 m de altura, isso é o suficiente para cobrir completamente uma casa térrea e quase todo um sobrado.
Quando o furacão Milton vai atingir a Flórida e outras 5 perguntas sobre a tempestade
Outro ponto essencial é a velocidade dos ventos do furacão:
em um furacão categoria um, os danos são menores: algumas telhas podem voar, mas a estrutura das construções permanece intacta;
na categoria dois, os perigos aumentam: objetos podem voar e acertar as janelas, ferindo quem está do lado de dentro;
a partir da categoria três, o furacão pode provocar danos devastadores, arrancando partes das construções. A força dos ventos pode empurrar para dentro a porta de entrada.
Se o furacão tocar o solo como categoria quatro, como o previsto, os meteorologistas alertam para danos catastróficos. Os ventos, entre 209 e 251 km/h, podem provocar danos severos, arrancando árvores, janelas e até telhados. Postes de energia elétrica podem cair, deixando a região sem luz por semanas.
Se o furacão ganhar mais força e os ventos ultrapassarem 252 km/h, ele atingirá a categoria cinco – a mais forte que existe. Neste cenário, os meteorologistas alertam que Milton vai destruir a maioria das casas de madeira. Nessa categoria, ele arranca paredes e telhados inteiros, e o dano à infraestrutura da cidade pode deixá-la inabitável por meses.
Entenda as escalas dos furacões e os efeitos devastadores que eles podem causar
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Furacão Milton: enchente será ‘mortal’ e estradas serão ‘destruídas’, alerta agência dos EUA
VÍDEO: Tornados atingem a Flórida antes de chegada do furacão Milton
IMAGENS: Moradores da Flórida se prepararam para chegada do furacão

Mais Notícias