16 de novembro de 2024

Furtos de veículos crescem 6,2% em Piracicaba e supera total de casos registrados em 2023


Cidade teve 541 registros desse tipo de crime entre janeiro e setembro de 2024. Em todo ano passado, foram 509 ocorrências, segundo dados da SSP. Em menos de um ano, Piracicaba registra aumento no número de veículos furtados
O número de furtos de veículos em Piracicaba (SP) cresceu 6,2% entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. A cidade teve 541 registros de tipo de crime nos primeiros nove meses de 2024. A marca já supera o total de ocorrências de furtos de veículos em todo ano de 2023, quando o município somou 509 casos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Em nota enviada a EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, a SSP afirmou que as forças de segurança intensificaram as ações de combate aos roubos e furtos de veículos, bem como receptadores, que alimentam a cadeia ilícita que movimenta esses crimes.
“Esse esforço já apresenta resultados positivos na região de Piracicaba com 1.559 pessoas presas e/ou apreendidas, 208 veículos recuperados e 133 armas de fogo foram retiradas das ruas”, pontuou.
“A Polícia Militar realiza policiamento ostensivo e preventivo na cidade com base em indicadores criminais e denúncias da população nos locais com maior incidência criminal, por isso a pasta reforça a importância do registro do boletim de ocorrência, que também possibilita investigações para prisão dos criminosos”, concluiu.
Furtos de veículos crescem 6,2% em Piracicaba e supera total de casos registrados em 2023
Reprodução/EPTV
A moradora de Piracicaba, Paula Filzek, lembra bem qual é a sensação de deixar o carro estacionado na cidade e, ao voltar, não encontrar mais o veículo. A advogada contou a EPTV que parou o veículo na região central para ir a igreja e teve o carro levado por criminosos.
“A sensação é desesperadora. Eu [estava] com uma criança pequena, de 6 anos, chegar ao local onde estacionei e o carro não estar mais, é desesperador”, contou. O carro da moradora tinha seguro. “Mas, mesmo assim, todo o transtorno de ter me locomover à noite e ir atrás das burocracias é um transtorno”, relatou.
“A gente se sente com medo. A medida que vai crescendo esse número de furtos, pode crescer também o número de roubos”, observou.
Furtos de veículos crescem 6,2% em Piracicaba e supera total de casos registrados em 2023
Reprodução/EPTV
Falsa sensação de segurança
Outra moradora, Solange Spironella, teve o carro furtado minutos depois de estacionar o veículo na região do bairro Piracicamirim. “Fiquei cerca de 40 minutos em uma clínica e, ao sair, vi que meu carro não estava mais no local onde deixei”, contou.
A vítima ressaltou que a rua onde tinha estacionado o carro era muito tranquila. “Temos essa falsa ideia de que a cidade está tranquila. Acho que é preciso aumentar o policiamento em alguns pontos estratégicos de Piracicaba”, acrescentou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias