Resultados da primeira fase serão publicados às 12h desta sexta-feira (29). Edital para ingresso na USP via Enem já está disponível para consulta. Candidatos conferem dados antes de entrar no campus da Anhanguera em Piracicaba, um dos pontos de aplicação do vestibular da Fuvest na cidade.
Antonio Trivelin/g1
A Fuvest adiantou a divulgação dos resultados da primeira fase do vestibular 2025 para esta sexta-feira (29). A lista dos convocados para a 2ª fase do exame será publicada às 12h, no site da fundação.
Inicialmente, o calendário previa a divulgação na segunda-feira (2). A antecipação tem como objetivo dar mais tempo para que os candidatos aprovados se preparem para a próxima etapa do vestibular, que envolve questões dissertativas e uma redação, marcada para os dias 15 e 16 de dezembro.
Além dos resultados, também serão publicados os locais de prova da segunda fase. Os convocados poderão conferir essa informação na “área do candidato”.
Calendário Fuvest 2025
Provas da segunda fase: 15 e 16 de dezembro;
Provas de competências específicas: entre 9 de dezembro e 9 de janeiro, a depender da carreira;
Divulgação da primeira lista de chamada para matrícula: 24 de janeiro de 2025.
Ingresso via ENEM-USP
A Fuvest divulgou na última terça-feira (26) o edital para o processo seletivo de ingresso na Universidade de São Paulo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São 1,5 mil vagas destinadas a essa modalidade. Podem concorrer somente os estudantes que realizam o exame neste ano.
As inscrições vão ocorrer de 27 de novembro a 20 de dezembro, pelo site da Fuvest.
A taxa é de R$ 11 — candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e inscritos no CadÚnico têm direito a isenção do valor.
Enem 2024: o que caiu no 2° dia de prova de matemática e ciências da natureza
Gabarito da Fuvest 2025
A prova foi aplicada no domingo (17), e os estudantes tiveram cinco horas para responder a 90 questões, no formato múltipla escolha. Confira aqui o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2025.
Gabarito Fuvest 1ª fase
Reprodução
Para o próximo ano letivo, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 8.147 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.
Ao todo, 107,3 mil pessoas se inscreveram para esta edição. Contudo, 8.031 candidatos deixaram de comparecer — uma taxa de abstenção de 7,48%, a menor da história para a primeira fase do exame, segundo Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest.
Concorrência
Assim como nos anos anteriores, o curso mais concorrido das mais de 180 opções é Medicina. Contudo, em comparação ao ano passado, a relação candidato-vaga diminuiu de 117,6 para 96,5.
Isso se deu por haver a unificação dos três campi na hora da escolha o candidato. Neste ano, o candidato pode selecionar a sua ordem de preferência entre capital, Bauru e Ribeirão Preto, tendo chance nos três. Previamente, os interessados poderiam escolher o curso em apenas uma das unidades.
Medicina — 96,5 candidatos/vaga
Psicologia (São Paulo) — 55,6 candidatos/vaga
Relações Internacionais — 42,5 candidatos/vaga
Psicologia (Ribeirão Preto) — 35,3 candidatos/vaga
Audiovisual — 32,3 candidatos/vaga
Publicidade e Propaganda — 28,6 candidatos/vaga
Ciências Biomédicas — 26,3 candidatos/vaga
Jornalismo — 26,2 candidatos/vaga
Engenharia Aeronáutica — 22,9 candidatos/vaga
Design — 22,1 candidatos/vaga