Série começa nesta sexta (23) com Diadema. Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos também terão encontros no g1, com apresentação de José Roberto Burnier. Programas serão sempre às sextas, às 13h30, com transmissão ao vivo no g1 e no Youtube. José Roberto Burnier será o mediador dos debates dos candidatos da Grande SP
Fábio Tito/g1
O g1 fará a partir desta semana uma série de debates com candidatos às prefeituras das seis cidades mais populosas da Grande São Paulo, com exceção da capital – que terá debate realizado pela TV Globo.
A série começa nesta sexta-feira (23), a partir das 13h30, com os concorrentes de Diadema, e terá transmissão ao vivo do estúdio do g1 em São Paulo pelo site e pelo YouTube.
A mediação será feita pelo jornalista da TV Globo José Roberto Burnier.
Veja o cronograma:
23/8 – Diadema;
30/8 – Mauá;
6/9 – Osasco;
13/9 – Santo André;
20/9 – São Bernardo do Campo;
27/9 – Guarulhos.
O g1 convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com cinco ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 645 municípios do estado de SP
O primeiro turno será em 6 de outubro. Todas essas seis cidades preveem segundo turno, dia 27 de outubro, se nenhum candidato obtiver maioria dos votos.
O debate com os postulantes à prefeitura da capital será o da TV Globo, marcado para a noite de 3 de outubro, com ampla cobertura aqui no g1.
Regras
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo em São Paulo.
Em todos os modelos de debate, cada candidato pergunta e responde uma vez por bloco.
Sorteios momentos antes do debate vão definir as ordens de participação de cada um em cada bloco e o posicionamento no cenário.
As perguntas serão feitas de candidato para candidato.
Nos municípios com 2 ou 3 concorrentes, serão 6 blocos de perguntas, com 3 blocos de tema determinado e 3 blocos com tema livre. No último, haverá tempo para considerações finais.
No caso das cidades com 4 participantes, são 5 blocos de perguntas, com 3 de perguntas determinadas e 2 de tema livre. Após o último bloco, haverá tempo para considerações finais.
Nas cidades com 5 ou mais candidatos, são 4 blocos: 2 com tema livre e dois com perguntas determinadas, mais considerações finais.
Cada candidato terá 30 segundos para fazer sua pergunta. A resposta precisa ser dada em até 1 minuto e 30 segundos. A réplica terá mais 30 segundos e a tréplica outros 30 segundos. As considerações finais serão em 30 segundos.
Eleições no g1
No início do mês, o g1 entrevistou os dez candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os cinco mais bem colocados foram ouvidos por 1 hora; os demais, por meia hora.
O portal também publicou reportagens automatizadas com as listas de todos os postulantes dos 645 municípios do estado. O eleitor pode verificar nomes para prefeito e para vereador.
Apenas no primeiro turno serão realizados mais de 100 debates e 550 entrevistas por todo o país.