Além do combate a fome, o documento avança em outros dois pontos. Líderes mundiais aprovam declaração final do G20
Reprodução/TV Globo
A aprovação da declaração final do G20 foi divulgada na noite desta segunda-feira (18). Além do combate à fome, o documento avança em outros pontos.
O documento abre com um compromisso de construir um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, sem deixar ninguém para trás. Logo em seguida aborda a situação política e econômica internacional.
A declaração demonstra preocupação com os conflitos e guerras em andamento. Reitera que todos os estados estados devem se abster da ameaça ou uso da força para buscar aquisição territorial. E expressa profunda preocupação com a situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza e a escalada no Líbano, enfatizando a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária e reforçar a proteção de civis.
O G20 reitera o compromisso inabalável com a solução de dois Estados: Israel e Palestina vivendo lado a lado em paz. E pede também um cessar fogo em Gaza e no Líbano.
Em relação à guerra na Ucrânia, o documento destaca o sofrimento humano e os impactos para a segurança alimentar e energética global. E saúda todas as iniciativas que apoiam uma paz abrangente.
Sobre desenvolvimento sustentável e transição energética, o G20 reafirma os compromissos para intensificar ações urgentes para enfrentar as crises climáticas com base no Acordo de Paris. E empreender esforços para limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5 graus Celsius.
Em relação à reforma das instituições de governança global, o G20 se compromete a reformar o Conselho de Segurança para alinhá-lo à realidade século 21, tornando-o mais representativo.
Após a aprovação da declaração, os chefes de Estado estão reunidos na noite desta segunda-feira (18) em um coquetel oferecido pelo presidente Lula no Museu de Arte Moderna. O trabalho termina nesta terça-feira (19), mas ainda tem muita coisa para acontecer. Duas reuniões serão feitas para falar sobre o terceiro pilar, que é a sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM
Declaração dos Líderes do G20 é aprovada com consenso e trata de temas prioritários, fim das guerras, taxação de ultrarricos e IA
Milei adere à declaração final do G20, mas faz ressalvas à Agenda 2030
Sem Biden, G20 tem foto oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza