10 de janeiro de 2025

‘Gênio de Uberlândia’ nega ter trabalhado diretamente com Jair Bolsonaro ou ajudado PL a questionar urnas

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, derrubou na sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos de Eder Lindsay Magalhães Balbino, empresário que teria ajudado a montar falso dossiê apontando fraude nas urnas eletrônicas. Eder Lindsay Magalhaes Balbino Uberlândia
Redes Sociais/Divulgação
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, derrubou na sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos de militares e civis ouvidos no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado arquitetada durante o governo Jair Bolsonaro.
Entre os civis ouvidos esteve Eder Lindsay Magalhães Balbino, empresário que teria ajudado a montar falso dossiê apontando fraude nas urnas eletrônicas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Balbino foi ouvido pela Polícia Federal no dia 22 de fevereiro. No depoimento, liberado pelo STF, o empresário disse que nunca trabalhou diretamente para Jair Bolsonaro e nunca esteve no Palácio da Alvorada.
Além disso, também afirmou que apenas prestou serviços ao Instituto Voto Legal, que queria fazer uma pesquisa, utilizando uma tecnologia diferente para verificar a intenção de votos no segundo turno, em diferentes sessões eleitorais, por meio de enquetes. Pelo serviço, Balbino recebeu R$ 8 mil.
Foi afirmado, ainda, que após o Instituto Voto Legal o orientar a não fazer as pesquisas, ele continuou prestando serviços referentes ao softwares Gaio, sua empresa, ao instituto.
Indagado se acredita que houve fraudes nas eleições presidenciais de 2022, disse que diante dos dados que recebeu, não viu “absolutamente nada” que vislumbrasse qualquer fraude nas eleições brasileiras, apesar de não conhecer a fundo as urnas.
O advogado de Balbino, Fidel Braga, disse por meio de nota que o depoimento do cliente deixou claro que não houve participação de Éder em nenhum relatório. Leia a nota abaixo na íntegra.
“Eder Lindsay Magalhães Balbino, responsável legal pela Gaio, reafirma, na íntegra, os termos da nota outrora publicada.
Deixando registrado que sua empresa vendeu o uso de seu software ao Instituto Voto Legal (IVL) que, conforme contrato celebrado, a inteira responsabilidade pelo uso do software era do contratante (IVL).
Esta responsabilidade do IVL consiste na inserção dos dados na plataforma, bem como as conclusões obtidas.
Salienta, ainda, que não participou da elaboração de nenhum relatório divulgado, e que a Gaio fez um trabalho técnico operacionalizando o que era demandado pelo cliente, e que, pela lei geral de proteção de dados, não pode divulgar mais informações.
Registra, ainda, que não possui qualquer ligação com o PL, motivo que ocasionou espanto ao ser mencionando pelo presidente do partido como “Gênio de Uberlândia”. Da mesma forma, afirma não ter tido qualquer contato com o argentino Fernando Cerimedo.
Em relação as investigações, recebe com serenidade, visto que é o papel da Polícia é investigar qualquer ação que coloque em risco o Estado Democrático de Direito. Reafirma a sua confiança e respeito pelo Poder Judiciário, se colocando à inteira disposição para a elucidação dos fatos.
Por fim, deixa claro que, ainda, não teve acesso à totalidade do conteúdo das investigações e que maiores informações poderão ser prestadas após o acesso integral aos autos.”
Relembre
PF mira Bolsonaro, Braga Netto, Valdemar, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e outros em operação sobre tentativa de golpe em 2022;
PF chega ao ‘gênio de Uberlândia’ que ajudou PL a questionar urnas, e aponta conexão com influenciador argentino;
Quem é o ‘gênio de Uberlândia’ que ajudou PL a questionar urnas;
Éder Balbino, o ‘gênio de Uberlândia’ suspeito de ajudar PL a questionar urnas, responde a todas as perguntas da PF em depoimento, diz defesa;
O que os depoimentos à PF revelam sobre a participação de Bolsonaro e a reação das Forças Armadas em trama golpista
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

eder balbino advogado defesa pf uberlândia
Reprodução/Tv Integração
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias