Representante do PSTU apresentou e defendeu suas propostas durante a série de entrevistas do g1 Amazonas com os candidatos à Prefeitura de Manaus. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Gilberto Vasconcelos (PSTU)
g1 AM
O professor Gilberto Vasconcelos, candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSTU, anunciou nesta terça-feira (17) que, se eleito, vai isentar o IPTU para desempregados e promover a estatização da saúde, além de serviços de fornecimento de água e saneamento básico na cidade.
“Hoje, escolhe-se isentar ou cobrar muito pouco IPTU das grandes fortunas e cobrar um preço exorbitante para quem está desempregado, porque qualquer valor para quem está desempregado é exorbitante. Então, nosso projeto é que quem tiver desempregado não vai pagar IPTU, quem estiver desempregado não tem como pagar transporte e precisa se locomover. Portanto, como é que vai trabalhar? Como é que vai buscar emprego? Nós queremos criar condições que a classe trabalhadora possa viver na cidade que ela constrói dia a dia”.
Gilberto Vasconcelos foi o terceiro a apresentar suas propostas à série de entrevistas do g1 Amazonas para as Eleições de 2024, que contará com todos os candidatos à Prefeitura de Manaus. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no portal de 16 a 20 e nos dias 23 e 24 de setembro, sempre às 15h. Cada dia será dedicado a um candidato diferente.
Veja a entrevista na íntegra:
g1 entrevista Gilberto Vasconcelos (PSTU) candidato à Prefeitura de Manaus
Segundo o candidato, caso seja eleito, ele pretende criar um novo modelo de leis que favoreçam a classe trabalhadora.
“Existe uma série de limitações, desde a Constituição Federal, a lei, a Constituição, a Constituição estadual e a Lei Orgânica do Município. Ela é muito limitada no tempo. No campo da democracia, a primeira coisa que a classe trabalhadora precisa é assumir o controle do Estado para poder fiscalizar de verdade. E para isso tem que ter democracia. Nós propomos governar por meio de conselhos populares, onde a população organizada por bairro, por empresa, por escola, ela possa, a partir daí, construir suas pautas, essas pautas, entrar no orçamento da prefeitura, claro, passar por todos os trâmites, mas que o orçamento da prefeitura ele seja 100% organizado para atender essas reivindicações que nascem debaixo da população”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Gilberto Vasconcelos fala sobre leis para trabalhadores
LEIA TAMBÉM:
g1 começa entrevistas com candidatos à prefeitura de Manaus nesta segunda-feira; veja datas de cada entrevistado
Veja os dados completos dos levantamentos feitos pelos institutos Quaest em Manaus
Fim da saúde privada
Ainda durante a entrevista, Gilberto Vasconcelos falou sobre a proposta de dar fim à saúde privada e os meios para fazer isso, caso seja eleito.
“O SUS precisa ser 100% público para que o governo possa direcionar para a população todas as verbas. Mas a população precisa fiscalizar completamente de maneira do início ao fim. Não pode ser uma máquina estatal em que a população não tenha condições de fiscalizar. Primeiro precisam completar todas as equipes multidisciplinares, que estão quase todas incompletas. Precisa trabalhar com a saúde preventiva, de voltar a ir a casa das pessoas para evitar que as pessoas adoeçam. E para resolver problemas de pessoas que têm pouca mobilidade. Pessoas que têm dificuldade de andar na rua. E daí vai se avançando para a questão do tratamento de esgoto, por exemplo. A maior parte das doenças aqui da nossa região, ela é originada de péssimas condições sanitárias, então precisa cuidar das condições sanitárias. Esgoto desde da água que sai, da chuva que corre por cima da calçada, do esgoto residencial, aquele que vai para os igarapés, que vai contaminar os corpos hídricos de um modo geral. Então, a saúde preventiva caminha por isso, por esse caminho, para poder evitar superlotação na média complexidade na alta complexidade”.
Estatizar serviços de fornecimento de água e saneamento
Entre as propostas do candidato, ele pretende criar uma empresa municipal para cuidar de serviços que atualmente são terceirizados, como o fornecimento de água para a população e saneamento básico na cidade.
“O pouco que foi feito hoje foi feito com dinheiro público e tarifa alta. Se é para investir dinheiro público e ainda cobrar tarifa alta e não fazer nada, vamos reestatizar e vamos pegar e colocar sobre o controle da população por meio dos conselhos populares. E vamos tratar de fornecer água para todo mundo que vem para a cidade. Ainda, o prefeito fala em 26% sem cobertura de água regular, então precisa chegar a 100% o esgoto, mas precário. Ainda nem metade da cidade tem rede de esgoto, tem coleta de esgoto e a parte que tem coleta de esgoto, a imensa maioria não tem tratamento. Eu conheço dois lugares, só tem tratamento de esgoto só na cidade Nova, que é bem planejado. Outro lugar eu não conheço, então é preciso que tenha tratamento desses esgotos e essa empresa já está há décadas e não fez isso, não vai fazer, Então precisa reestatizar, cobrar uma tarifa justa da população e prestar esse serviço”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Gilberto Vasconcelos fala sobre fim da saúde privada e fornecimento de água e saneamento.
Propostas para educação
Como professor, Vasconcelos tem propostas para a área de educação e traça como meta ampliar as vagas até atender cem por cento todas as crianças em creches e escolas públicas de qualidade.
“As escolas públicas que existem hoje são modernas, da década de 1980, estão atrasadas há mais de 40 anos. As escolas deveriam ser um conjugado de creche CEMEI, que é a escola pré escola fundamental um Fundamental dois no mesmo complexo, com área de arborizada e arborizada, com área para esporte, para recreação das crianças, de contato com a natureza. Então tem que repensar a cidade para repensar o futuro. Você pode repensar o futuro fazendo a mesma coisa do passado. Agora novamente, só vai fazer isso se for um projeto voltado para melhorar a nossa cidade, se não for um projeto que pensa muito pequeno. Então, esse projeto da educação que eu estou falando nesse momento é a infraestrutura”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Gilberto Vasconcelos explica propostas para a educação
Quem é Gilberto Vasconcelos
Gilberto Vasconcelos é formado em letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é professor da rede municipal, preside o diretório estadual do partido, e também é membro da Central Sindical e Popular (Conlutas) do Amazonas.