20 de setembro de 2024

Gilson Machado no g1: diz que motoristas de aplicativo poderão acessar Faixa Azul no horário exclusivo do transporte público

Candidato do PL foi o terceiro entrevistado ao vivo na série do g1 com quem disputa a prefeitura da capital pernambucana nas eleições deste ano. Gilson Machado (PL) responde pergunta sobre incentivo ao uso de carros de aplicativo para melhorar a mobilidade
Candidato do PL à prefeitura do Recife, Gilson Machado afirmou, nesta quarta-feira (28), que os motoristas de carro e moto por aplicativo poderão utilizar a Faixa Azul durante o horário de exclusividade do transporte público, caso seja eleito (veja vídeo acima). Na capital pernambucana, atualmente ela é exclusiva para o transporte coletivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.
Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado foi o terceiro e último entrevistado ao vivo na série do g1 com os candidatos a prefeito do Recife. Também foram ouvidos Daniel Coelho (PSD), na segunda-feira (26), e João Campos (PSB), na terça-feira (27). Outros cinco candidatos tiveram entrevistas gravadas, que serão publicadas na íntegra no sábado (confira aqui quem são).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
“Vamos fazer várias ações que vão, finalmente, melhorar o trânsito do Recife. Primeiro, dar acesso à Faixa Azul a motoristas de aplicativo, táxis – que já têm acesso, motorista de aplicativo de carro, de Uber e de moto também, junto com os ônibus. Eles teriam identificação, que ser cadastrados na prefeitura e qualificados também”, declarou o candidato.
“Eu vou buscar parceria, sim, com o governo do estado para isso porque vai servir para todo mundo, inclusive para as prefeituras do entorno. O problema do trânsito do Recife não é um problema apenas da cidade do Recife, é um problema de Jaboatão, de Olinda, de Paulista, da Região Metropolitana como um todo”, disse.
“Motorista de aplicativo sofre a indústria da multa. A prefeitura, a Guarda Municipal é focada em multar o cidadão. Recife arrecada R$ 88 milhões por ano de multa, e não coloca 5% disso na educação de trânsito, em espaços de bem-estar para esse pessoal que está na rua, embaixo do sol. O que custa fazer, em várias RPAs [regiões político-administrativa], locais para motociclistas de aplicativo para que eles tenham um local coberto com água, com banheiro, para esperarem serem chamados. Eu vou fazer isso. Os taxistas também não têm um local”, afirmou.
Candidato à prefeitura do Recife pelo PL, Gilson Machado, em entrevista ao g1
g1 PE
Quem é Gilson Machado
Gilson Machado Neto tem 56 anos, é veterinário e produtor musical. Foi ministro do Turismo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre dezembro de 2020 e março de 2022.
Antes, foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e secretário de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério de Meio Ambiente. Em 2022, foi candidato ao Senado em Pernambuco, terminando em segundo lugar, com 1,3 milhão de votos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias