13 de outubro de 2024

Ginásio que desabou em Tanabi recebeu evento com 500 crianças horas antes, diz Defesa Civil

Estruturas de ferro retorcidas caíram sobre dois veículos da frota municipal e das salas onde ficam a Secretaria Municipal de Esportes. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Chuva causa estragos no noroeste paulista
O temporal que atingiu o estado de São Paulo nesta sexta-feira (11) provocou a destruição do ginásio de esportes de Tanabi (SP) no fim da tarde. E o estrago só não foi maior porque o local estava sem evento no momento da tempestade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Conforme Luis Eduardo Martins, coordenador da Defesa Civil municipal, cerca de 500 crianças estavam no ginásio participando de um evento horas antes do incidente.
“A ventania foi muito grande e fez todo esse estrago”, diz Martins, comentando que poderia ter ocorrido uma tragédia se o temporal fosse no momento do evento. Apesar do prejuízo, ninguém ficou ferido.
Temporal provoca queda de cobertura do ginásio em Tanabi (SP)
TV TEM/Reprodução
A prefeitura informou que vai pedir ajuda à Defesa Civil estadual para reconstruir o espaço, pois a cobertura do ginásio Luis Antônio Lopes Tota foi ao chão e as estruturas de ferro retorcidas caíram sobre dois veículos da frota municipal e as salas onde ficam a Secretaria Municipal de Esportes. A pasta vai ser instalada em novo local, ainda a ser definido pela prefeitura.
Ainda conforme a Defesa Civil, a chuva desta sexta-feira foi de 15 milímetros na cidade, volume considerado baixo para provocar estragos. Mas a chuva chegou acompanha de vendaval, que causou os danos.
Além do ginásio, muitas árvores caíram pela cidade. Um dos locais afetados foi a praça da Matriz.
Árvores caíram na praça da Matriz, em Tanabi (SP)
TV TEM/Reprodução
Sábado sem chuva
Depois do temporal, o sábado (12) foi sem chuva na região. A previsão até indicava possibilidade de chuva para este sábado, mas em São José do Rio Preto ela não voltou. A cidade estava havia mais de 180 dias sem chuva.
No acumulado dos últimos dias, choveu em Rio Preto 47 milímetros – medição do Cemaden na região sul, no bairro São Francisco. O volume é considerado bom, porém, foi uma chuva irregular, que não atingiu a cidade toda da mesma forma.
No Jardim Nazareth, foram registrados 36 mm, 31 no Eldorado e 25 mm no Jardim Maria Cândida, onde foi registrado o menor índice pela medição do Cemaden.
Um dos bairros mais afetados foi o Boa Vista, onde fica a Santa Casa. Conforme a Defesa Civil, choveu 24 mm em uma hora, o que provocou falta de energia elétrica, prejudicando o atendimento no hospital.
Vazamento de água derruba forro no teto da enfermaria feminina na Santa Casa em Birigui (SP)
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias