24 de setembro de 2024

Gleidson Azevedo quer priorizar atendimento de especialidades médicas, ampliar escolas em tempo integral e transformar Settrans em Guarda Municipal

Candidato do Novo à Prefeitura de Divinópolis foi o segundo a participar da série de entrevistas do MG1. MG1 entrevista Gleidson Azevedo, candidato à Prefeitura de Divinópolis
O candidato à Prefeitura de Divinópolis pelo partido Novo, Gleidson Azevedo, disse nesta terça-feira (24) ao MG1 que pretende construir um centro de especialidade médicas e atuará para a inauguração do Hospital Regional.
“Estamos com concurso público aberto, onde colocamos algumas dessas especialidades para poder atender a população. Estamos licitando uma nova Policlínica, que depois vamos levar para o Hospital Regional e poder fazer todo um complexo de saúde. E no espaço onde será a Policlínica, faremos um espaço para várias especialidades, principalmente a pediatria, que sei que é uma demanda de todas as mães, assim como foco na saúde da mulher e do homem. E pretendemos expandir essas especialidades para os postos de saúde e UPA, mas o principal de tudo isso, é que será uma saúde humanizada”.
Na entrevista, o candidato também falou sobre o tratamento de esgoto, que atualmente é jogado no Rio Itapecerica. No saneamento básico, Gleidson também afirmou que pretende ampliar a coleta seletiva.
🔔Acompanhe as notícias das eleições no Centro-Oeste de MG
📲Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
Gleidson foi o segundo candidato a participar de uma série de entrevistas do MG1 com os postulantes ao Executivo de Divinópolis e Araxá.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
De 23 a 28 de setembro, a apresentadora do MG1, Ana Tereza Arruda, entrevista os candidatos na seguinte ordem:
segunda-feira (23): Laiz Soares (PSD)
terça-feira (24): Gleidson Azevedo (Novo)
quarta-feira (25): Dr. Zidane (Republicanos)
quinta-feira (26): Eduardo Maia (PV)
sexta-feira (27): Lídia Jordão (PRD)
sábado (28): Robson Magela (Cidadania)
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes, como: saúde, educação, segurança, transporte público e habitação.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Gleidson Azevedo, candidato à Prefeitura de Divinópolis durante entrevista ao MG1
Michelle Pereira/TV Integração
Saúde
Ainda falando sobre saúde, o candidato falou sobre a necessidade de entrega do Hospital Regional, mas que o foco é na atenção primária.
“O que eu mais fiz foi investir na atenção primária, onde a gestão pegou um atendimento de 38% nos postos de saúde e mais do que dobrou, para mais de 80%. Estamos com postos de saúde em construção e mais quatro postos em licitação. Durante o mandato e o que ainda vamos entregar Serão quase 30 novos postos de saúde, batendo 100% de cobertura”.
Saneamento
Gleidson disse que conseguiu a redução da tarifa cobrada pela Copasa, que passou a cobrar pelo tratamento de esgoto, onde ele feito. Ele também afirmou que até o fim de 2025, pelo menos 80% do esgoto deverá ser tratado, conforme demanda do marco regulatório, o que diminuirá a quantidade de esgoto jogado no Rio Itapecerica.
“Fui o único prefeito que tive peito e coragem de ir para cima da Copasa. O meu santinho é a conta de água da população, que vê que a conta abaixou, principalmente, no tratamento de esgoto, que antes a Copasa roubava do divinopolitano e hoje, não, pois só cobra de onde existe tratamento”.
Ele também falou sobre a reabertura do Parque da Ilha e da coletiva de lixo.
“O Parque da Ilha ficou fechado muitos anos e reabrimos para a população. Falaram que um novo lixão está sendo construído, o que é mentira. Toda cidade do Brasil tem que acabar com lixões. Estamos licitando uma empresa para que possamos trazer usinas de tratamento de lixo para podermos fazer geração de emprego e renda. Se a usina for construída em Divinópolis, será feita em área industrial para acabarmos com o lixão, para tratar o meio ambiente como a população merece”.
Transporte público
Sobre o transporte público, o candidato afirmou que não pode prometer passe livre e que qualquer alteração no serviço será analisada antes do novo processo licitatório previsto para 2024.
“Vender sonho é fácil e vejo muita gente prometendo o passe livre. Toda gratuidade precisa ser paga de outra forma e vai impactar no aumento da ‘passaginha’, que alguém vai pagar. Em 2027, independente do eleito, haverá nova concessão. A partir de 2025 licitamos uma empresa para fazer o estudo de todo o transporte, para saber onde tem que ampliar as linhas, quantos carros a empresa tem que ceder, a questão da gratuidade e se ela diminuirá para 60 anos. Não garanto que seja a Transit, porque o processo é aberto, mas uma coisa é certa, a empresa vencedora terá que cumprir o contrato. E tive peito de enfrentar a empresa e durante o mandato não houve reajuste da ‘passaginha'”.
Educação
Durante a entrevista, Gleidson falou sobre a educação na cidade, afirmando que o ensino integral já existe em algumas escolas e que será ampliado no futuro, com valorização dos profissionais da área.
“Divinópolis já tem escolas em tempo integral e vamos estender para outras escolas. Sou o prefeito que mais investiu na merenda escolar. Vamos continuar investindo na merenda escolar, pois sei a necessidade de quem mora nos bairros, as pessoas que são vulneráveis e, as vezes, a única alimentação que tem é na escola. Estamos construindo e construiremos ainda mais escolas pelos bairros”.
Turismo
O candidato afirmou que o turismo religioso é um ponto de destaque para atrair turistas para a cidade.
“Com certeza, o ponto principal é a Cruz de Todos os Povos, que não pode receber dinheiro da Prefeitura, mas a nossa parte estamos fazendo ao buscar melhorias na infraestrutura do Bairro São Roque até o pé da cruz. Vamos atrás de realizar a estrutura da região e impulsionar o turismo religioso, que tem muito potencial na cidade”.
Esporte
Sobre o esporte, Gleidson disso que o planejamento é seguir com o que fez ao longo do mandato de prefeito
“A população pode andar em todos os cantos, de todos os bairros, que verá vários complexos esportivos. Foram novos complexos ou a revitalização dos espaços já existentes. O projeto não é só entregar, mas também realizar eventos para ocupar esses espaços”.
Segurança
Quanto á criação da Guarda Municipal, Gleidson disse que é preciso ter responsabilidade por questões orçamentárias, e que a possibilidade é transformar a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) na guarda.
“Hoje não existe orçamento para implantar a Guarda Municipal. Está em projeto e pretendo fazer, e ainda estamos analisando a forma legal de poder acabar com a Settrans e transformá-la em Guarda Municipal. Pegaremos os funcionários da Settrans e capacitaremos para que se tornem guardas municipais, zelando por todos os espaços públicos”.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste de MG no Instagram e Facebook
Veja a agenda dos candidatos em Divinópolis

Mais Notícias