23 de outubro de 2024

Goiás está entre os estados que devem ter o maior volume de chuva neste fim de ano, diz meteorologista

Previsão é de mais de mil milímetros de chuva nas regiões centro-norte de Goiás, nos próximos meses. Confira a lista de municípios que serão mais afetados pela chuva. Previsão é de queo volume de chuvas possa ultrapassar mais de mil milímetros nas regiões centro-norte de Goiás
Michel Gomes/g1 Goiás
O estado de Goiás está entre os estados que devem receber o maior volume de chuvas no final deste ano e início de 2025, informou o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A previsão é de que, nos próximos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o volume de chuvas possa ultrapassar mais de mil milímetros nas regiões centro-norte do estado.
“Quando a gente olha os mapas climatológicos, nós observamos uma anomalia de chuvas mais concentradas nesta parte central do Brasil, pegando o estado de Goiás. Assim, Goiás é um dos estados que têm expectativa de receber maior volume de chuvas”, afirmou Amorim.
LEIA TAMBÉM
Governo emite alerta de chuva para 62 cidades de Goiás; veja quais
Semana continua chuvosa em todo o estado de Goiás, com riscos de tempestades, diz Cimehgo
Goiás tem previsão de chuvas mais regulares; temperaturas podem cair até 5 ºC no fim de semana
Operação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) deu início à Operação Goiás Alerta e Solidário, que reúne serviços de assistência social, saúde, defesa civil e infraestrutura para os municípios mais afetados pelas fortes chuvas em Goiás. O objetivo é reduzir eventuais danos e garantir a segurança de toda a população.
Com a previsão de que Goiás esteja entre os estados com os maiores volumes de chuvas, a operação terá os esforços focados em 62 municípios que se encontram nas zonas de maior incidência das chuvas, entre o período de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Dessa forma, o Corpo de Bombeiros estima que o alto volume de chuva afetará cerca de 1,9 milhão de habitantes em Goiás. O tenente-coronel Luiz Lobo explica que Goiânia está incluída entre os municípios que serão atendidos na operação, mas a capital vai receber um volume de chuvas menor do que os demais 61 municípios.
“Por ser a capital e ser uma cidade com muito adensamento demográfico, com várias áreas de possíveis alagamentos, áreas críticas, Goiânia também foi incluída nos municípios afetados”, explicou ao g1.
Confira abaixo quais os municípios goianos poderão ser afetados pelas chuvas e serão afetados pelo alto volume de chuvas no final deste ano:
Abadiânia
Adelândia
Água Fria de Goiás
Águas Lindas de Goiás
Alto Paraíso de Goiás
Alvorada do Norte
Aparecida de Goiânia
Aruanã
Avelinópolis
Barro Alto
Bonópolis
Buriti de Goiás
Cabeceiras
Cachoeira Dourada
Cavalcante
Ceres
Crixás
Divinópolis de Goiás
Faina
Flores de Goiás
Formosa
Formoso
Goiânia
Goianápolis
Goianésia
Guarani de Goiás
Heitoraí
Hidrolândia
Hidrolina
Iaciara
Ipameri
Israelândia
Itapaci
Itapuranga
Itauçu
Jussara
Luziânia
Mara Rosa
Mimoso de Goiás
Monte Alegre de Goiás
Mutunópolis
Niquelândia
Novo Gama
Novo Planalto
Padre Bernardo
Palmeiras de Goiás
Piranhas
Porangatu
Porteirão
Posse
Rialma
Santa Fé de Goiás
Santa Tereza de Goiás
Santo Antônio de Goiás
São Domingos
Simolândia
Teresina de Goiás
Trombas
Uirapuru
Uruana
Uruaçu
Vila Propício
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias