Vítimas compartilham dados com criminosos e pagam uma falsa taxa de inscrição. A instituição informou que não há inscrições abertas nem previsão para um novo processo seletivo. Sede do Banco do Brasil, em Brasília
Adriano Machado/Reuters
O Banco do Brasil emitiu um alerta sobre o “golpe do falso concurso”, que tem circulado em perfis de redes sociais utilizando indevidamente o nome da instituição.
O golpe começa com uma falsa página de inscrição para um concurso do BB. Ao clicar no link do site falso, o usuário é direcionado para outro ambiente online, que solicita o pagamento de uma quantia via PIX ou boleto para a inscrição e aquisição de material de estudo.
Além disso, os criminosos também utilizaram um perfil no Instagram para espalhar notícias falsas sobre outros concursos públicos.
Em uma das postagens, foi criada uma falsa reportagem que imitava a identidade visual do g1. O objetivo era de enganar as pessoas, fazendo-as acreditar que as informações eram verdadeiras.
Após receber reclamações de vítimas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o BB denunciou o caso às autoridades e conseguiu tirar do ar o site e a página do Instagram usados pelos criminosos.
Em nota, o Banco do Brasil ressalta que não há inscrições abertas para nenhum concurso e não há previsão para um novo processo seletivo.
“Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema”, afirmou a instituição em nota.
Para evitar cair nesse golpe, o Banco do Brasil recomenda:
Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais.
Mensagens com informações alarmantes ou urgentes geralmente são falsas.
Consulte sempre o site oficial do Banco do Brasil e outros canais de informação confiáveis.
Verifique sempre o destinatário antes de fazer uma transferência, PIX ou qualquer tipo de pagamento.
Caso tenha feito o pagamento do boleto ou PIX, conteste a transação pelos canais de atendimento do Banco do Brasil. Se o pagamento foi feito em outro banco, conteste na própria instituição financeira.
O que fazer em caso de dúvidas?
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento, disponível 24 horas por dia pelos números 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).
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