Homens se passam por advogados e e fazem proposta de compra por abaixo do valor, alegando que propriedade será desapropriada. Metrô afirma que o plano na região ainda não está definido e sequer foi inciado. Contrato entregue ao morador Imra Bertolon
Reprodução/TV Globo
Moradores do bairro Vila Itapegica, em Guarulhos, viraram alvo de tentativas de golpe em razão da futura estação Itapegica da Linha 19-Celeste do Metrô.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
De acordo com o próprio Metrô SP, os moradores da cidade e também de bairros da Zona Norte da capital têm denunciado falsos advogados que os procuraram falando que as suas casas serão desapropriadas e fazendo ofertas para compra abaixo do valor.
Segundo o gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô, Luiz Antônio Cortez, a definição de quais casas serão desapropriadas não está completa.
“São golpistas. O Metrô ainda não começou o processo de desapropriação, nós estamos no desenvolvimento do projeto, já existe uma delimitação mas ela ainda não é definitiva, ainda pode sofrer algumas alterações”, afirma.
Imra Bertolon, morador da região, afirma que não recebeu uma oferta pelo imóvel em que viveu a vida toda, mas foi procurado por um advogado que ofereceu ajuda no processo de desapropriação. Ele chegou até a receber uma pasta com o contrato redigido para assinatura.
A preocupação do morador é que seja pago um valor justo pelo seu imóvel.
“Essa área tá se desenvolvendo bastante, esse é um bairro que era estritamente residencial com indústrias”, diz.
“A gente tem shopping aqui perto, muitas comodidades, então isso também tem que ser de alguma forma indenizado também”.
Maria Helena, moradora do bairro há 62 anos, se sente insegura com as incertezas acerca da desapropriação.
“A gente fica indeciso, porque você não sabe quando que vai ser, se não vai. Você quer fazer alguma coisa na sua casa, você não pode porque você não vai investir alguma coisa se eles vão derrubar sua casa”, revela.
LEIA MAIS
MC Kisha relata agressão de agentes da CPTM a grupo de mulheres em vagão de trem
Segurança é o principal problema para moradores da cidade de SP, diz Datafolha
Processo de desapropriação
Para que um imóvel seja desapropriado, o órgão responsável – neste caso, o Metrô – precisa seguir os seguintes passos:
Publicação do Decreto de Utilidade Pública no Diário Oficial estadual;
Cadastro dos imóveis dos endereços prejudicados;
Visita aos locais por agentes do Metrô;
Elaboração de laudo para definição do valor dos imóveis;
Encaminhamento de notificação extra judicial para o dono do imóvel com o valor avaliado (caso o morador negue o valor, o caso vai para a justiça).
Até o momento, nenhuma etapa do processo foi realizada.
Obras linha 19-Celeste
A Linha 19-Cesleste, anunciada em 2019, tem previsão de ficar pronta em 2029. O projeto conta com 17,6 km de extensão e 15 estações que vão ligar a linha 3-Vermelha – através da estação Anhangabaú – a Guarulhos.
A cidade da Região Metropolitana receberá 5 estações subterrâneas: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.