20 de novembro de 2024

Governador de Roraima exonera subcomandante-geral da PM, primeira mulher a assumir o cargo


Valdeane Alves estava no cargo desde 2022. Ela atuava, principalmente, nas questões administrativas internas de toda a corporação e, em caso de ausência, substituía o comandante-geral Miramilton Goiano, investigado em esquema de veda ilegal de armas. Coronel Valdeane Alves agora ocupa o cargo segundo cargo mais alto dentro da PM de Roraima
Márcio Magalhães/Ale-RR/Divulgação
O governador de Roraima Antonio Denarium exonerou nesta terça-feira (19) a subcomandante-geral da Polícia Militar Valdeane Alves, a primeira mulher que ocupou o cargo. Ela estava no sub-comando desde 2022.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Além de ser a primeira mulher a exercer a função na PM, também foi a primeira a chegar à patente de coronel, em 2020. A policial atua há 24 anos na segurança pública. A Rede Amazônica apurou que ela deve ser substituída pelo coronel Francisco Lisboa.
O g1 procurou o governo de Roraima para saber o motivo da exoneração, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Ela confirmou a exoneração ao g1. Por meio de aplicativo de mensagens enviada à colegas, a coronel se despediu da função de subcomandante, agradeceu aos policiais e ao governador de Roraima Antonio Denarium (PP).
“Agradeço primeiramente a Deus por me guiar e fortalecer ao longo dessa caminhada. À minha equipe, meu mais profundo respeito e gratidão pelo empenho, profissionalismo e parceria em cada missão. Vocês foram fundamentais para que pudéssemos alcançar nossos objetivos”, disse.
O cargo de Valdeane era equivalente ao de secretária-adjunta no alto escalão do governo. Ela atuava, principalmente, nas questões administrativas internas de toda a corporação.
Além disso, em caso de ausência, substituía o comandante-geral Miramilton Goiano de Souza, investigado pela Polícia Federal e Ministério Público de Roraima (MPRR) em esquema de venda ilegal de armas.
Comandante-geral da PM é apontado como líder de grupo de policiais investigados por venda de armas e munições
Comandante-geral da PM e filho policial fizeram três visitas irregulares a garimpeiro
A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975 — há 47 anos. O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983, o coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação.
A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e, à pouco, trouxe como novidade a incorporação de policiais militares feminino.
A corporação tem 383 policiais militares mulheres — destas, 60 são oficiais (há duas coronéis, nove majores, 19 capitãs e 30 tenentes), as demais são cabos, sargentos e soldadas. Do total de 1931, 1548 são policiais homens.
Quem é a coronel?
A Coronel Valdeane Alves de Oliveira, natural do Maranhão, iniciou sua carreira na Polícia Militar em 24 de abril de 2000, ingressando no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília em 2001. Ela é graduada em Segurança Pública. É casada e mãe de dois filhos, Isadora (10 anos) e Lorenzo (6 anos).
Além de subcomandante, ela já ocupou os cargos de corregedora da PM, Comandante do Núcleo de Polícia Comunitária, Secretária Chefe Adjunta da Casa Militar, e Diretora do Colégio Militar Estadual Cel PM Derly Luiz Vieira Borges.
Coronel Valdeane Alves Oliveira, da Polícia Militar de Roraima
Governo de RR/Divulgação
Ao longo da trajetória na Corporação, adquiriu diversas capacitações, entre eles Curso de Técnicas de Investigação Criminal (2005), Curso de Formação de Agente de Trânsito (2005), Curso de Negociação de Crises com Reféns (2006) no Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo, Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (2007), Curso de Gestão de Políticas em Segurança Cidadã (2007), e Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD (2012), entre outros.
Em 2020, Coronel Valdeane alcançou o topo de sua carreira, tornando-se a primeira mulher promovida ao posto de Coronel na história da Polícia Militar de Roraima. Em março de 2022, foi nomeada Subcomandante Geral da PMRR, sendo a primeira mulher a ocupar a posição.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias