Município registrou mais de 6 mil casos de dengue e chikungunya nos três primeiros meses do ano. Os dados são do painel de monitoramento de casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti
GETTY IMAGES via BBC
Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti
GETTY IMAGES via BBC
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga sete mortes em Governador Valadares, suspeitas de arboviroses. Os dados são do painel de monitoramento de casos do órgão.
De janeiro até março, o município tem confirmado mais de 6 mil casos de arboviroses, sendo 3.722 de dengue, 2.484 de chikungunya e um de zika vírus.
Das sete mortes que estão em investigação, cinco são por dengue e duas por chikungunya.
No caso da dengue, a incidência entre as mulheres é maior na faixa etária de 20 e 29 anos. Já para os homens, os maiores registros são em crianças de 1 a 9 anos.
Em se tratando de chikungunya, a incidência entre as mulheres é maior na faixa etária de 40 a 49 anos. Já nos homens, a idade é de 20 a 29 anos.
A taxa de incidência de casos prováveis de dengue e chikungunya por 100 mil habitantes já supera os 500, sendo considerada muito alta.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Prefeitura de Governador Valadares decreta situação de emergência por causa das arboviroses
AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO: Governador Valadares disponibiliza 10 unidades de saúde para atender casos de arboviroses; veja quais são
Os números informados pela prefeitura de Governador Valadares não condizem com os os números passados pela SES-MG. Em nota ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que, até o momento, há suspeita de três mortes por dengue e três mortes por chikungunya no município.
A nota diz ainda que todas as vítimas são moradores de Governador Valadares e que os casos estão em processo de investigação, aguardando resultados do laboratório de referência estadual em Belo Horizonte (FUNED).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
*Colaborou sob a supervisão de Fran Ribeiro
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.