25 de setembro de 2024

Governo analisa se publicidade em nome de estação de metrô de BH é permitida por contrato

Concessão não tem cláusulas específicas sobre comercialização de ‘naming rights’. Estação Central agora leva nome de rede de supermercados da capital e trens ganharão sonorização feita por influenciador. Governo analisa publicidade em estações de metrô
Giovanio Rodrigues/Arquivo pessoal
O Governo de Minas Gerais, responsável pela concessão e regulação do Metrô de BH, analisa se o contrato permite comercialização dos nomes das estações do sistema. O acordo não prevê cláusulas específicas para o chamado “naming rights”.
Neste mês de abril, a Estação Central passou a levar o nome de uma rede de supermercados de Belo Horizonte, em um acordo com uma empresa terceirizada contratada pela Metrô BH para explorar comercialmente o sistema de transporte. (saiba mais abaixo)
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o contrato de concessão prevê a possibilidade de obtenção de “receitas extraordinárias” com os seguintes formatos:
publicidades na rede metroferroviária e nos demais bens da concessão, como banners, plotagens e outdoors nos terminais ou nos trens;
aluguéis no interior das estações para estabelecimentos comerciais como lanchonetes e lojas.
O contrato não trata, especificamente, sobre “naming rights” — ou, em português, direitos de nome, estratégia de marketing em que empresas compram o direito de rebatizar um local, equipamento ou espaço.
Publicidade em estações é analisada por governo
Giovani Rodrigues/Arquivo pessoal
Com isso, o governo informou que analisa se esse tipo de publicidade contraria ou não o previsto na concessão. Desde março de 2023, a empresa Metrô BH, da Comporte Participações S.A., administra o sistema de transporte ferroviário da capital.
Em nota, a concessionária informou que “o Contrato de Concessão prevê a exploração comercial do sistema e dos demais bens da concessão, assim como acontece em outros sistemas metroviários”.
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Plotagem de trens e voz de influenciador
As intervenções publicitárias da rede de supermercados na Estação Central do metrô da capital incluem outras estratégias além do nome do terminal.
De acordo com a empresa responsável, toda a mídia estática (banners e outdoors) da estação também está relacionada à marca, incluindo plotagem nas paredes do tradicional “túnel” que liga à saída da Rua Sapucaí.
A rede de supermercados também ganha presença nas mídias digitais dos demais terminais da rede de transporte.
Para a próxima fase, a empresa ainda prevê plotagem dos trens com publicidade para a marca e sonorização no interior dos veículos com a voz do influenciador mineiro Henrique Madeirite. Essas intervenções devem ser realizadas ainda neste mês.
Os valores da transação não foram divulgados. A empresa trabalha com a possibilidade de comercialização de outras estações futuramente.
A rede Supermercados BH não respondeu ao contato do g1.
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