Previsão é de que 850 novos veículos sejam adquiridos. Ônibus metropolitanos de Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
O governo de Minas Gerais e as empresas de ônibus metropolitanos se comprometeram, em acordo assinado nesta segunda-feira (2), a renovar parte da frota e adquirir um total de 850 veículos novos até 2025.
O estado vai investir R$ 382 milhões na compra de 600 ônibus. O valor é uma indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos causados pela pandemia, e está incluso no acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
Os novos veículos devem substituir cerca de 25% da frota atual, de 2,4 mil ônibus. Parte deles deve começar a rodar ainda neste ano.
Além dos 600 a serem adquiridos pelo estado, as empresas de ônibus assumiram o compromisso de comprar, com recursos próprios, outros 250 novos ônibus em 2025.
“Hoje temos já uma frota envelhecida, poluente, que quebra muito, desconfortável”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).
Com a troca dos ônibus, a idade média da frota deve cair de 11 para seis anos. Segundo o governo, não haverá aumento de tarifa pra compensar a renovação da frota.
O transporte de ônibus intermunicipal tem 640 linhas, em 34 municípios da Grande BH. Antes da pandemia, atendia mais de 850 mil passageiros por dia. Hoje, são 570 mil diariamente.
Vídeos mais vistos no g1 Minas: