Dos 15 alvos, oito apresentavam algum tipo de irregularidade. Até o momento, foram aplicados R$ 105 mil em multas, mas valor pode subir, já que os autos de infração estão sendo finalizados. Fiscalização da Semad para verificar uso dos recursos hídricos.
Semad
O Governo de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira (3) um balanço de fiscalizações realizadas para coibir o uso ilegal de recursos hídricos em Janaúba. Dos 15 alvos, oito apresentavam algum tipo de irregularidade. Até o momento, foram aplicados R$ 105 mil em multas, mas valor pode subir, já que os autos de infração estão sendo finalizados.
Segundo o estado, as ações foram desencadeadas no fim do mês de maior pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e tiveram o apoio da Unidade Regional de Gestão das Águas Norte de Minas (Urga Norte de Minas), ligada ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
“A Urga Norte realizou um levantamento prévio dos alvos em suas bases de usuários irregulares. Dos 15 selecionados, oito apresentaram algum tipo de irregularidade no momento da fiscalização, sendo as mais comuns a captação de água sem outorga ou com a outorga não renovada”, detalhou.
Denúncias ambientais podem ser feitas pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio da internet.
“O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais.”
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.