Em audiência pública nesta terça-feira (11), secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, disse que, com a obra, hospital passará a ter 700 leitos. Hospital Getúlio Vargas (HGV) fica no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife
Reprodução/TV Globo
O governo de Pernambuco anunciou que vai construir um novo Hospital Getúlio Vargas (HGV). A unidade de saúde estadual, localizada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, é um dos maiores hospitais públicos da capital pernambucana e acumula uma série de problemas, incluindo falhas estruturais (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), por meio de uma publicação na rede social X na segunda-feira (10), informando que ainda vai apresentar os detalhes sobre o projeto.
“Batemos o martelo e vamos construir o novo Hospital Getúlio Vargas. A nossa equipe já está trabalhando no projeto e já, já vamos apresentar todos os detalhes dessa nova unidade”, afirmou no post.
Nesta terça-feira (11), em entrevista coletiva após uma audiência pública sobre a situação dos hospitais do estado, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, disse que a nova unidade terá 441 leitos. Com isso, o HGV, que hoje conta com 259 vagas, vai passar a ter 700 camas para acomodar os pacientes.
“O governo do estado e a Secretaria de Saúde entendem que é necessária a construção de um novo hospital, com um número maior de leitos e com o perfil adequado para constituir a rede de hospitais do estado e atender à necessidade da população”, afirmou a secretária.
Questionada sobre os prazos para a realização da obra, a gestora disse que os detalhes serão divulgados “em breve”.
“O projeto arquitetônico está encaminhado e, em breve, a governadora deve voltar a noticiar [sobre] o andamento e o encaminhamento do projeto”, falou Zilda Cavalcanti.
Hospital acumula problemas
Funcionários denunciam problemas estruturais e condições de trabalho no Hospital Getúlio Vargas, no Recife
O Hospital Getúlio Vargas é referência em traumatologia e em cirurgias vasculares e bucomaxilares. Cerca de 2 mil pessoas são atendidas no local todo mês. O HGV foi uma das unidades que, em 2023, tiveram redução de recursos aplicados pelo governo do estado, segundo dados do Portal da Transparência.
Nos últimos anos, o g1 mostrou os diversos problemas que têm afetado o funcionamento do hospital:
03/05/2024: funcionários do HGV denunciaram à TV Globo que convivem com diversos problemas e condições precárias de trabalho, incluindo falhas na infraestrutura do prédio, goteiras e acúmulo de lixo no primeiro andar, conhecido como “corredor da morte” (veja vídeo acima).
07/06/2022: parte do forro de gesso da enfermaria da clínica médica desabou por causa de uma infiltração. Uma mulher estava no local no momento da queda e precisou de atendimento médico.
02/12/2019: parte da unidade foi intertidada depois que funcionários e pacientes relataram ter sentido estalos e tremores no prédio, que apresentava rachaduras.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias