18 de janeiro de 2025

Governo de SP começa a aplicar ‘Prova Paulista’ para avaliar aprendizado na rede estadual

Avaliação será feita até o dia 24 de junho e é voltada para estudantes do 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Prova Paulista começa a ser aplicada para alunos da rede estadual nesta segunda-feira
Seduc-SP
A Prova Paulista do 2º bimestre de 2024 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (17) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na rede estadual de ensino.
A avaliação será feita até o dia 24 de junho e é voltada para estudantes do 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.
Segundo a pasta, assim como as provas do primeiro bimestre, essa nova avaliação será considerada pelos professores da rede para identificar alunos com dificuldades de aprendizagem que podem ser encaminhados para o novo formato de reforço escolar (veja mais abaixo).
Mais de 2 milhões de estudantes são avaliados em disciplinas de formação geral básica. Para o ensino fundamental, as provas são de língua portuguesa, geografia e história no primeiro dia e matemática e ciências no segundo dia. Alunos do 6º ao 9º ano têm ainda provas de língua inglesa.
No ensino médio, além dessas, haverá ainda questões de acordo com itinerário formativo cursado por cada estudante.
Assim como na primeira edição de 2024, além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido no período.
As provas serão compostas da seguinte maneira: 30 questões de múltipla escolha em cada dia para o 5º ano, 40 questões em cada dia do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 45 questões diárias para todas as séries do ensino médio.
Veja o cronograma:
Dias 17 e 18 de junho: fazem avaliação os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio;
Dias 19 e 20 de junho: fazem avaliação os estudantes do 6º e 8º anos do ensino fundamental e da 2ª série do ensino médio;
Dias 21 e 24: fazem avaliação os estudantes do 7º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.
Nova recuperação
Aluna da rede estadual de SP
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O governo de São Paulo criou uma prova de recuperação obrigatória para estudantes que apresentarem notas vermelhas no meio do ano.
A resolução foi publicada no Diário Oficial nesta quarta (5) e será aplicada já neste ano a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
Segundo a secretaria estadual da Educação, alunos que a média dos dois bimestres for abaixo de 5 em alguma disciplina deverão fazer a prova das respectivas matérias para tentar recuperar a nota.
A nova nota, se for maior que as anteriores, substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores. Do contrário, a maior nota obtida é a que será considerada.
A ideia, de acordo com a pasta, é antecipar o processo de recuperação para evitar que o aluno repita de ano.
O exame será aplicado depois das férias de julho, no dia 5 de agosto.

Mais Notícias