Investimento faz parte do Programa de Combate à Escassez Hídrica, anunciado nesta quarta-feira (12). R$ 250 milhões serão investidos em ações de desassoreamento em rios de 14 cidades do estado. Lagoa de captação do Rio Batalha está abaixo dos 2 metros em Bauru; ideal é 3,20 metros
Andressa Lara/TV TEM
O Governo do Estado de SP anunciou, na tarde desta quarta-feira (12), que Bauru (SP) será uma das cidades contempladas com investimentos do Programa de Combate à Escassez Hídrica para o desassoreamento do Rio Batalha.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O anúncio foi feito em reunião com a administração pública de Bauru e de mais 13 municípios que decretaram estado de emergência hídrica em 2024.
Nas ações do programa, serão destinados R$ 250 milhões para ações de desassoreamento em rios de todo o estado. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bauru é prioridade.
“Nós vamos entrar agora com o desassoreamento do Rio Batalha, será prioridade, vamos aprofundar e criar novas captações para enfrentar o período de estiagem”, destacou o governador.
Crise hídrica
Nível do Rio Batalha, em Bauru, está abaixo do ideal
Andressa Lara/TV TEM
Bauru, a maior cidade do centro-oeste paulista, vive uma crise hídrica que tem afetado quase 100 mil pessoas. O município decretou estado de emergência por falta de chuvas e implantou um rodízio no abastecimento de água.
Desde o dia 9 de maio, moradores dos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha passam por um rodízio no abastecimento de água, o equivalente a 27% da cidade.
Prefeitura começa serviço de limpeza do Rio Batalha em Bauru
Na terça-feira (11), teve início a primeira etapa do processo de limpeza e desassoreamento da lagoa de captação do Rio Batalha.
O processo será dividido em três etapas, que devem durar seis meses. A primeira parte da limpeza inclui a retirada de material orgânico depositado no reservatório e de parte das plantas aquáticas existentes no local. Uma empresa foi contratada para fazer o serviço.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: