A entrega dos imunizantes foi destinado para as cidades da Região Metropolitana de São Luís. São 16.051 doses do segundo lote de vacinas contra a dengue.
Vacina contra a dengue
Reprodução/ Governo do Maranhão
Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir 16.051 doses do segundo lote de vacinas contra a dengue. A entrega dos imunizantes foi destinada para as cidades da Região Metropolitana de São Luís ( São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara).
As primeiras cidades beneficiadas foram São Luís e Raposa, tendo como público pessoas de 10 a 14 anos. A capital recebeu 4.104 doses, e Raposa, 427 doses dos imunizantes.
De acordo com a SES, os dados divulgados pela Plataforma Monitora Saúde Maranhão, que tem como base o Sistema de Informações de Agravos e Notificação (Sinan Online), mostram que todos os 15 municípios contemplados com o recebimento da vacina contra a dengue realizaram 100% de cobertura vacinal.
Os critérios para seleção foram municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.
Além disso, a distribuição das doses foi determinada com base no ranking das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa. No estado do Maranhão, o Ministério da Saúde distribuiu, na primeira etapa, 40.610 doses do imunizante.
Vacinação em São Luís
Estão sendo disponibilizados pontos de aplicação das vacinas nas salas de vacinação existentes nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, além do Hospital Genésio Rego (Vila Palmeira). Em todos os pontos, o atendimento é das 8h até às 18h e aos sábados, nas Policlínicas Cidade Operária em Vinhais, das 8h às 12h. Para vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.