Dezesseis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo. Mimoso do Sul, no Sul do ES
Fernando Madeira
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou neste domingo (24) que enviou uma equipe da pasta prestar apoio aos dez municípios do estado do Espírito Santo atingidos pelas fortes chuvas que castigam a região Sudeste do Brasil desde a última sexta-feira (23). Ao menos, 16 pessoas morreram no estado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o Ministério, os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão membros das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do Governo Federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.
Estão na lista as seguintes cidades capixabas:
Alfredo Chaves
Apiacá
Bom Jesus do Norte
Vargem Alta
Mimoso do Sul
Ibitirama
Muqui
Muniz Freire
Guaçuí
Castelo
A pasta informou ainda que o Ministério já solicitou a mobilização das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para apoio nas ações de socorro e assistência à população afetada.
LEIA TAMBÉM:
Chuvas deixam 24 mortos no Sudeste; veja MAPA
Atuação do governo federal
Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
Segundo o Ministério, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, já está no Espírito Santo, coordenando uma equipe de integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), no auxílio ao estado e às cidades atingidas. Além disso, representantes do Ministério da Saúde fazem parte da equipe.
“No momento, as águas já diminuíram bastante, o que ajuda a identificar o tamanho dos danos causados. Muitas equipes da defesa civil do estado permanecem em campo para fazer esse levantamento.”, disse o diretor. “
LEIA TAMBÉM:
Enxurrada arrasta caminhão dos bombeiros em Mimoso do Sul; veja vídeo
VÍDEO: Bombeiro é resgatado de helicóptero ao ficar abraçado em árvore após barco virar e ser arrastado pela água no ES
Chuvas no ES
Chuva em Mimoso do Sul, no Sul do ES
Max Wender / Casa Militar ES
Dezesseis pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24).
De acordo com o Boletim, 14 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.
O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.481 pessoas estão desabrigadas e outras 255 estão desabrigadas.
O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).
Alertas
Chuva em Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas
Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.
Rodovias
Imagem aérea de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, após fortes chuvas
Reprodução
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.
Rodovias Federais
BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) – Pista interditada, devido ao nível do rio Itabapoana, sendo necessário o fechamento da ponte da divisa, por segurança.
BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.
Rodovias Estaduais
ES 393: Estrada com ponto de interdição. Mimoso X Muqui X Conceição de Muqui
ES 297:
Km 5 – Interdição total. Sem previsão de liberação.
Km 27 – Ponte do Itabapoana, interdição por elevação do nível do rio.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo