27 de janeiro de 2025

Governo Trump quer pena de morte para imigrantes ilegais que assassinarem americanos


Casa Branca divulgou lista de prioridades do novo governo nesta segunda-feira (20). Dentre os pontos, também está a retomada da construção do muro entre Estados Unidos e México. Donald Trump faz seu primeiro discurso como o 47º presidente eleito dos EUA
O governo de Donald Trump afirmou que quer punir com pena de morte imigrantes ilegais que assassinarem cidadãos americanos. A informação foi divulgada pela Casa Branca nesta segunda-feira (20) e listada como uma das prioridades da nova gestão.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Trump tomou posse como presidente nesta segunda-feira. Durante o primeiro discurso, ele afirmou que vai declarar emergência na fronteira e deportar milhões de imigrantes que estão vivendo ilegalmente nos Estados Unidos.
Em seguida, a Casa Branca divulgou uma lista das prioridades do novo governo. A proposta sobre pena de morte está na primeira seção das promessas, elencada como “Faça a América segura de novo”.
“O Departamento de Justiça buscará a pena de morte como punição apropriada para crimes hediondos contra a humanidade, incluindo aqueles que matam agentes da lei e imigrantes ilegais que mutilam e matam americanos”, diz o texto.
Recentemente, um imigrante venezuelano foi condenado à prisão perpétua por matar a estudante de enfermagem Laken Riley. O crime aconteceu em fevereiro e foi citado várias vezes por Trump durante a campanha eleitoral.
O assassino em questão, identificado como José Ibarra, entrou ilegalmente nos Estados Unidos em 2022, mas foi autorizado a permanecer no país enquanto sua situação migratória era analisada.
LEIA TAMBÉM
O assassinato da jovem Laken Riley que inspirou polêmica proposta de lei para deportar imigrantes nos EUA
Presidente do México fala em ‘diálogo e respeito’ após Trump anunciar operação militar na fronteira
VÍDEO: Boneco de Trump é ‘surrado’ durante protesto na fronteira entre EUA e México
Fronteira
O presidente dos EUA, Donald Trump, visita muro na fronteira dos EUA com o México em 12 de janeiro de 2021, na cidade de Álamo, no Texas.
Alex Brandon/AP
Durante o discurso de posse, Trump chamou a imigração nos Estados Unidos de “invasão desastrosa” e disse que vai restabelecer uma política de “permanência no México”.
“Toda entrada ilegal será imediatamente interrompida, e iniciaremos o processo de devolver milhões e milhões de estrangeiros criminosos aos lugares de onde vieram”, afirmou.
Ao elencar as prioridades, a Casa Branca declarou que o governo vai retomar a construção do muro na fronteira entre México e Estados Unidos e revogar medidas adotadas por Joe Biden em relação à política migratória.
Veja alguns pontos a seguir:
Acabar com o programa de asilo para estrangeiros que cruzam a fronteira.
Melhorar a verificação e triagem de pessoas que entram nos Estados Unidos.
Enviar as Forças Armadas, incluindo a Guarda Nacional, para fazer a segurança de fronteira.
Designar cartéis como organizações terroristas estrangeiras.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias