25 de outubro de 2024

Grande Hotel Termas de Araxá: Patrimônio turístico, histórico e cultural

Comemoração com os araxaenses contou com apresentação artística e apresentação do Livro de Ouro Para abrir as simbólicas celebrações que vão marcar o aniversário de 80 anos do Grande Hotel Termas de Araxá – um dos mais emblemáticos patrimônios turísticos e culturais de Minas Gerais e do Brasil – O hotel recebeu os araxaenses para assistir à apresentação musical Candlelight no Cine Teatro Tiradentes.
Ao longo dos anos, o espaço foi palco de inúmeras apresentações de teatro, cinema e música, que arrancaram suspiros do público e marcaram as décadas que se passaram. Palco de eventos inesquecíveis para várias gerações, o Cine Teatro foi, de longe, o mais bem equipado bem cultural da região. Graças à preservação do patrimônio, o espaço mantém até hoje uma excelente estrutura.
A música sob uma nova luz
O espetáculo escolhido para dar início às celebrações de 80 anos foi o Concerto Candlelight, uma experiência única à luz de velas, que está alinhada com a proposta atual do Grande Hotel para os seus hóspedes: elevar a experiência sensorial e ressignificar a hospedagem com foco no bem-estar.
A apresentação permitiu que os presentes pudessem redescobrir a música ao vivo de uma forma completamente diferente. O musical já esteve em mais de 100 cidades e já atraiu mais de 3 milhões de espectadores. Mas, para o Grande Hotel, o espetáculo foi customizado e trouxe músicas que representaram temas de filmes de décadas passadas. O concerto especial contou com presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, natural de Araxá, Romeu Zema, natural de Araxá, que enfatizou a conexão pessoal e histórica de sua família com o hotel, destacando sua relevância não apenas para a cidade de Araxá, mas para todo o estado.
Concerto Candlelight provocou uma catarse cultural e de bem-estar
Rhian Santos
Guardião de histórias
Em sintonia com a preservação do patrimônio histórico, o ponto alto da noite foi a apresentação do Livro de Ouro, que contém a assinatura do ex-presidente da República Getúlio Vargas – que liderou a construção do hotel – e do ex-governador do estado de Minas Gerais Benedito Valadares, ambos hóspedes do Grande Hotel. Nos primeiros anos, o check-in no hotel era realizado com assinatura no livro. Uma verdadeira relíquia que tem registros de celebridades e autoridades que foram hóspedes do hotel. Uma preciosidade que promove um passeio pela memória do lugar.
O momento também contou com a presença do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge, Sérgio Cabral. O livro é um arquivo vivo com registro de todas as pessoas que passaram pelo hotel desde sua inauguração, em 1944, até o ano de 1947. Daqui para frente, os registros continuarão sendo feitos para preservar a memória. O livro será mantido como a joia rara que é, para que, nos próximos 80 anos, essa história possa ser revivida.
As atividades fazem parte do projeto de promoção do Patrimônio Histórico de Araxá. A cidade de Araxá, conhecida por suas águas termais e rodeada por uma bela paisagem natural, é um polo turístico em Minas Gerais, atraindo visitantes de todo o Brasil e do mundo. O Grande Hotel Termas de Araxá, com sua combinação única de história e modernidade, permanece como um símbolo de hospitalidade e bem-estar para o turismo brasileiro. O empreendimento é gerido pelo Grupo Tauá desde 2010, mediante parceria com o poder público, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Com o arrendamento, o Estado de Minas Gerais contribui para preservar o patrimônio histórico, fortalecer o turismo e desenvolver a economia da região.
Sérgio Cabral, presidente da Codemge, Governador Romeu Zema, Lizete Ribeiro, CEO Grupo Tauá, e o vice-presidente da Codemge, Leonardo Bortoletto contemplam o Livro de Ouro
Rhian Santos
Governador Romeu Zema assina o Livro de Ouro
Rhian Santos

Mais Notícias