23 de janeiro de 2025

Gruta Azul: Conheça lugar que foi cenário responsável por ‘inspirar’ Serena, em ‘Alma Gêmea’

Nas águas cristalinas da Gruta Azul, a protagonista vê várias rosas brancas e sente que precisa ir para São Paulo em busca de seu amado. Cena foi exibida nesta segunda-feira (6). Serena na Gruta Azul.
Reprodução/TV Globo
Sucesso de audiência, a telenovela “Alma Gêmea” está sendo exibida novamente na grade da TV Globo. A história com abordagem lúdica do espiritismo ao contar a história de amor entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), ganhou cenas belíssimas na segunda fase da trama, quando a bailaria reencarna como Serena (Priscila Fantin). Um dos lugares usados para dar vida a comunidade indígena onde vivia a personagem foram gravadas em Bonito(MS), um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
Uma das cenas exibidas nesta segunda-feira (6), foi a de Serena na Gruta do Lago Azul. Nas águas cristalinas, a protagonista vê várias rosas brancas e sente que precisa ir para São Paulo em busca de seu amado.
Místico: A caverna possui em seu interior um lago subterrâneo que adquire a cor azul intensa sob incidência dos raios solares.
O lugar que ficou escondido durante 10 anos. Debaixo d’água, estão preservadas centenas de ossos de animais extintos há muito tempo. É um sítio arqueológico submerso descoberto há 23 anos.
“Em 1992, teve ume expedição franco-brasileira, então o pessoal veio para fazer o mergulho na Gruta do Lago Azul e acabou se deparando com os fósseis”, explicou o agente de turismo Juca Ygarapé.
Serena e Rafael na Gruta Azul.
Reprodução/TV Globo
Depois da descoberta, o acesso, que era livre, ficou restrito, agora só com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Já fazia dez anos que ninguém era autorizado. Para não botar em risco um lugar tão importante para a ciência, só é permitido mergulhar no local para pesquisas.
O local é administrado pela prefeitura e está localizado a 20 quilômetros da cidade. O acesso é feito por estradas não pavimentadas, mas que estão em bom estado de conservação e são bem sinalizadas.
O Passeio na Gruta do Lago Azul o valor em baixa temporada é de R$ 110 por pessoa e em alta temporada R$ 160 por pessoa (Não inclui Transporte). É preciso reservar com antecedência pois a Gruta do Lago Azul, possui limite diário para visitação.
Serena em rio de Bonito (MS)
Reprodução
Curiosidades das gravações
Originalmente exibida em 2005/2006, as gravações realizadas tiveram uma megaprodução: cerca de 70 profissionais, além da ajuda de bombeiros, militares do Exército e uma equipe de rapel para transportar os equipamentos.
Além de cenário, Bonito também foi inspiração para a atriz Priscila Fantin, que visitou a tribo Kadiwéu. “Participei de uma dança, conversei com a Memé, que era a pessoa mais velha da tribo”, contou a atriz na época à Rede Globo, que foi batizada na tribo.
O calor de Mato Grosso do Sul foi mais um dos obstáculos das gravações. A equipe de maquiagem teve precisou fazer uma maquiagem especial à prova d’água para que a pintura resistisse ao suor das gravações e aos mergulhos nos rios.
Diariamente, os atores e figurantes eram carimbados e depois pintados com a tinta, em um processo que levava, em média, 40 minutos.
Maria Silvia, Francisco Carvalho, André Gonçalves e Priscila Fantin em “Alma Gêmea”
Márcio de Souza/TV Globo
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias