23 de janeiro de 2025

Guarda Civil registra mais de 21 mil infrações de trânsito no intervalo de um ano em Goiânia; veja as principais


Departamento de trânsito da GCM foi criado em 2023. Atualmente, 100 agentes também fiscalizam as vias da capital. Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Goiás
Divulgação/Prefeitura de Goiânia
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia registrou mais de 21 mil infrações de trânsito em 2024, segundo relatório anual da corporação. Entre as infrações pontuadas estão dirigir com o braço do lado de fora do automóvel, não usar o cinto de segurança e conduzir o veículo sem placa de identificação. Veja as cinco principais multas aplicadas pela GCM:
Dirigir o veículo com o braço do lado de fora – 4.150 infrações
Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança – 3.810 infrações
Conduzir o veículo com elementos de identificação falsificados ou violados – 2.880 infrações
Usar calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais – 2.109 infrações
Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais, etc. – 1.966 infrações
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Atualmente, 100 agentes são responsáveis por autuar e fiscalizar as vias da capital. Os profissionais receberam um treinamento habilitado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran).
Em nota, a GCM disse que o trabalho da corporação vai muito além da aplicação de multas. “Temos a responsabilidade de garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos nas vias públicas”, comunicou.
No período de um ano, houve mais de 1,5 mil registros de ocorrências, mais de 2,4 mil patrulhamentos preventivos e mais de 2 mil abordagens veiculares.
LEIA TAMBÉM:
INÍCIO: Guardas civis começam a fiscalizar e multar motoristas infratores em Goiânia
Prefeitura de Goiânia autoriza concurso para 100 vagas na Guarda Civil Metropolitana
MULTAS: Agentes flagram carro parado em local proibido com quase R$ 100 mil em multas, em Goiânia
Formação
O departamento de trânsito da guarda foi criado há dois anos, mas as autorizações foram sendo liberadas conforme a demanda. Os agentes receberam uma formação com carga horária de 200 horas, entre aulas teóricas e práticas.
Segundo a corporação, os guardas estão habilitados para “orientar, fiscalizar, autuar e controlar o tráfego e o trânsito de veículos e transportes, sob orientação dos órgãos responsáveis pelo trânsito e transporte, no âmbito do município”.
Viaturas da GCM de Goiânia, Goiás
Reprodução/Prefeitura de Goiânia
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias sobre trânsito em Goiás

Mais Notícias