Suspeitos conseguiram fugir. Caso aconteceu no Bairro do Recife, após idoso pedir ajuda depois de ser assaltado. Guardas municipais são atacados com pedras ao abordar suspeitos de assalto e batem viatura
Vídeos registraram uma confusão envolvendo guardas municipais no Cais do Apolo, no Bairro do Recife, no Centro da cidade (veja vídeo acima). De acordo com a prefeitura, a briga envolveu, também, homens suspeitos de assaltar um idoso, que atiraram pedras contra a viatura e contra os servidores públicos. Um dos guardas foi atingido no peito por um paralelepípedo. Os assaltantes fugiram.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A confusão aconteceu na quarta-feira (12), perto do cruzamento entre a Avenida Marquês de Olinda e o Cais da Alfândega, logo após a Ponte Maurício de Nassau. As imagens mostram um homem de bermuda branca correndo pela avenida.
Ele dá uma volta no carro da Guarda Municipal, que está parado na faixa central da via. Em seguida, arremessa uma pedra contra um dos guardas. Outros dois agentes tentam contê-lo, mas ele consegue escapar e fica parado na calçada.
Em outro vídeo, a viatura da Guarda Municipal está parada no sinal vermelho e o homem vai até a calçada, pega outra pedra que estava solta e arremessa no meio dos carros que passam pelo cruzamento. Em seguida, o agressor foge em direção à Avenida Martins de Barros.
É possível ver, também, que na tentativa de evitar a pedrada, a viatura avançou o sinal vermelho e colidiu com outro carro. De acordo com a presidente do Sindicato dos Guardas Municipais (SindGuardas) do Recife, Marília Viana, os dois homens teriam assaltado um idoso, que pediu ajuda aos agentes.
“A viatura estava passando pelo local e um senhor pediu ajuda. O subinspetor desembarcou e foi até o rapaz, que estava com outro, sem camisa, que estava jogando pedras para ajudar o outro a fugir. […] Quando o meliante estava jogando paralelepípedos, a viatura tentou sair e entrou no cruzamento, colidindo com outro carro”, disse Marília Viana.
Os guardas municipais foram à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), na Zona Norte, e registraram boletim de ocorrência.
“O subinspetor fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal, por ter sido atingido pela pedra. Eles está bem, porque a pancada não foi tão brusca. Estamos fazendo o acompanhamento jurídico do caso e do subinspetor”, afirmou a presidente do SindGuardas.
Por meio de nota, a prefeitura do Recife afirmou que a Guarda Municipal “reitera o seu compromisso de atuar salvaguardando o patrimônio público municipal e em operações e eventos realizados no âmbito do município, de forma integrada com outros órgãos e instituições responsáveis pelo policiamento ostensivo na cidade, além de responder à diretriz municipal de promoção da cultura de paz e proximidade com o cidadão, com foco na prevenção da violência e da criminalidade”.
Homem de bermuda branca com pedras para jogar em viatura
Reprodução/WhatsApp
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias