Administração municipal busca uma conexão subterrânea entre o túnel e a Rodovia Conego Domenico Rangoni. Governador Tarcísio de Freitas considerou acatar as sugestões durante a abertura da Consulta Pública do projeto. Secretários municipais de Planejamento e Infraestrutura e Obras de Guarujá apresentaram estudo técnico em São Paulo (SP)
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, apresentou um estudo técnico solicitando alterações no projeto do Túnel Santos-Guarujá ao Governo de São Paulo. As propostas preveem melhorias no trânsito local e foram enviadas pela administração à Secretaria de Parceria em Investimento (SPI).
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A prefeitura ressaltou a necessidade de uma conexão subterrânea do túnel à Rodovia Cônego Domênico Rangoni e sugeriu que o fluxo de veículos nas vias próximas ao túnel fosse repensado, a fim de garantir um equilíbrio de veículos leves e pesados, além da fluidez no trânsito.
Os secretários municipais de Planejamento e de Infraestrutura e Obras, Polliana Iamonti e Adilson de Jesus, respectivamente, apresentaram as sugestões na capital paulista ao secretário Rafael Benini, da SPI. Durante a abertura da Consulta Pública do projeto, em Brasília, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) considerou acatar as solicitações “A gente tem que pensar além”, disse. (veja abaixo)
O estudo apresentado pela Prefeitura prevê, por exemplo, outras rotas paras os caminhões que deixam o Porto de Santos. Com base no atual projeto, os motoristas de veículos pesados têm como opção apenas a Avenida Presidente Vargas, que, segundo a prefeitura, não tem capacidade para atender a demanda — são esperados 4.409 por dia ou 180 caminhões por hora.
Obras do túnel Santos-Guarujá confirmado pelo PAC
Autoridade Portuária de Santos
Os secretários de Guarujá ressaltaram que, se o projeto for mantido, as consequências podem ser fatais, com “aumento de acidentes como atropelamentos de ciclistas e pedestres na via”.
A construção de um viaduto sobre a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, também foi criticada. De acordo com a administração municipal, uma passagem subterrânea já havia sido sugerida.
“Independentemente de seu desenho, em linha com as atuais práticas de desenho urbano e urbanismo adotadas em todo o mundo, não é cabível a construção de uma infraestrutura elevada em uma área de urbanização consolidada”, diz a prefeitura.
As mudanças
No encontro, realizado na última quinta-feira (7), os secretários de Guarujá destacaram que o projeto e a obra do túnel vão impactar uma região de urbanização consolidada, com uso residencial, comercial e de serviços.
A área, de acordo com a prefeitura, tem função urbana estratégica de ligação do Aeroporto de Guarujá com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
A proposta desenvolvida pelo município busca realizar o prolongamento do túnel por meio de Vicente de Carvalho [de forma subterrânea], sem eliminar as travessias existentes, aproveitando ligação com Aeroporto Metropolitano de Guarujá, onde se propõe um sistema viário de acesso à Rodovia Cônego Domenico Rangoni.
A prefeitura sugeriu, ainda, a adoção de pedágio com o sistema free-flow na rodovia , onde a cobrança é feita por câmeras inteligentes de maneira automática, sem necessidade de cabines e alargamentos viários.
Governador vai considerar as sugestões
Durante a abertura da Consulta Pública do projeto, realizada na última quarta-feira (13), em Brasília, o governador Tarcísio de Freitas considerou acatar as solicitações feitas pela administração ao projeto, entre outras intervenções. “A gente tem que pensar além”, disse o governador.
“Será que não é o caso a gente fazer a ligação do túnel na Cônego Domenico Rangoni? E aí vamos ter um desafio de geotecnia para transpor, mas é importante transpor.” disse Tarcísio.
Além da ligação viária, Tarcísio revelou a possibilidade de incluir a revitalização da Perimetral da margem esquerda do Porto no projeto. “O acesso na Rua do Adubo é inadequado para um porto como o que temos. Será que podemos pensar na revitalização dentro desse projeto? Essa é a hora de ser ousado e fazer a diferença”, complementou o governador.
Integração com VLT
Outra proposta prevista no projeto do Túnel Santos-Guarujá é a implantação de um ramal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no percurso, fazendo a integração entre os municípios de forma ágil, sem a necessidade de caminhada entre estações.
O governador Tarcísio de Freitas também falou sobre o tema em Brasília. Segundo ele, o compromisso das entidades envolvidas no projeto é com a mobilidade urbana e, portanto, garantiu a transposição do equipamento. “O VLT vai chegar no Guarujá”, afirmou.
Segundo a administração municipal, o traçado que deverá ser realizado pelo equipamento passará por discussões entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a concessionária BR Mobilidade, que atualmente opera o VLT.
Ainda estão previstas ao menos duas estações de VLT em Guarujá, sendo uma na Praça 14 Bis e outra nas proximidades do Terminal de Passageiros do Aeroporto Metropolitano de Guarujá, que iniciou a sua primeira fase de obras neste mês.
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