10 de janeiro de 2025

Hábitos saudáveis duram para sempre?


Como escolhas feitas ainda no colégio refletem na vida adulta dos estudantes. As escolhas feitas durante a infância são fundamentais para a formação do indivíduo, independentemente se essas decisões dizem respeito a fatores mentais, morais e físicos. A Fundação Abrinq, por exemplo, destaca que é ainda na infância que as pessoas desenvolvem seus primeiros hábitos e que esse desenvolvimento precisa ser acompanhado de perto por pais e responsáveis, família e, principalmente, pela escola.
Dessa maneira, a escola tem um papel fundamental na criação de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, higiene adequada, atividades físicas regulares, limites no uso de tecnologias e hábitos de leitura.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças com mais de quatro anos precisam fazer atividades físicas de intensidade moderada por mais de 60 minutos por dia. Sendo assim, a escola precisa incentivar, na hora do recreio e de brincar no parque, estímulos para que as crianças se movimentem.
Por isso, na Educação Adventista, os espaços são planejados de maneira que a infraestrutura consiga melhorar e incentivar os hábitos relacionados à prática esportiva. Desde os parquinhos destinados à educação infantil, até os espaços para atividades lúdicas do ensino médio, é tudo pensado como um processo pedagógico e de desenvolvimento de hábitos para os estudantes.
A OMS também reforça ainda a necessidade de uma alimentação balanceada, pois o índice de obesidade infantil é preocupante. Menos alimentos ultraprocessados e mais alimentos in natura é a recomendação número um dos especialistas em saúde e nutrição.
Dessa forma, alunos da rede Adventista contam com acompanhamento de nutricionistas nos lanches e alimentos fornecidos nas escolas. Tudo para que a alimentação seja a mais saudável possível, incentivando o consumo de frutas, legumes e vegetais.
Por fim, passar menos tempo nas telas é outro hábito que precisa ser aprimorado e incentivado durante o período em que as crianças permanecem na escola e em casa. A urgência, além de um alerta para combater a ansiedade e os problemas com autoestima, também é relacionada ao sedentarismo e às dificuldades de interação e sociabilidade.
Na Rede de Educação Adventista, o compromisso com a tecnologia é presente, mas sem esquecer de que é preciso usar com sabedoria e criatividade. As unidades contam com equipamentos multimídia e tecnologia digital, porém, tudo é organizado de modo que o uso de telas seja moderado.
Seres humanos melhores precisam de espiritualidade

Divulgação – Pexels.
A sociabilidade citada pela OMS diz respeito ainda às práticas sociais que muitos indivíduos deixaram de ter como prioridade nos últimos anos. Por isso, a Rede de Educação Adventista prioriza o ensino humanizado e preocupado com as questões espirituais dos alunos. Mais do que ensinar hábitos saudáveis que beneficiam o corpo, é necessário preparar a mente para os desafios da contemporaneidade.
A Educação Adventista entendeu que é na escola que muitos dos alunos convivem com um espaço de crescimento integral (físico, mental e espiritual). Portanto, é durante o período em que os estudantes estão nos espaços escolares que precisam ser estimulados para aprenderem e desenvolverem, de modo harmônico, as habilidades que os acompanharão durante toda a vida. Para que isso aconteça, as unidades contam com um ambiente educacional saudável e que contribui para a formação integral de todos os alunos.

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