Audiência ocorreu nesta quinta-feira (6). Um dos assuntos tratados foi a tributação das grandes fortunas. Ministro da Fazenda e papa Francisco, no Vaticano, em Roma
Servizio Fotografico/Vatican Media
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o Papa Francisco nesta quinta-feira (6), no Vaticano, em Roma. O encontro foi reservado, sem o acesso da imprensa.
A agenda de Haddad na Itália tem relação com uma das pautas do ministro à frente da Fazenda, a tributação das grandes fortunas.
Durante a viagem, Haddad disse que a taxação das grandes fortunas só “faz sentido em escala global”. Ainda segundo ele, “se não for assim, não vai ser eficaz”. Ele ainda ponderou ser esse o “começo de uma jornada” de mobilização das nações.
Na ocasião, o ministro presenteou o Papa com uma cuia de Chimarrão. Haddad também recebeu um presente do Papa.
Após o encontro, o ministro da Fazenda escreveu em uma rede social: “Uma inclinação afetuosa do espírito para a vida é o caminho para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Uma economia global de laços que combatam a miséria e a pobreza.”
Papa Francisco e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante encontro no Vaticano.
Servizio Fotografico/Vatican Media
Além de se reunir com o Papa, o ministro da Fazenda também teve reunião com o ministro da Economia e Finanças da Itália, Giancarlo Giorgetti.
Durante, uma coletiva de imprensa na terça-feira (4), Haddad falou sobre a oportunidade de encontrar Francisco.
“Na quinta-feira, terei a oportunidade de estar com o Papa Francisco numa audiência pessoal, pra trazer o abraço do presidente Lula, e mantê-lo a par dos propósitos do Brasil, e colocar o governo brasileiro a sua disposição para os temas que são tratados pelo Vaticano e que dizem respeito ao sentimento dos brasileiros por um mundo mais fraterno, por um mundo de paz, por um mundo de liberdade”, disse.