‘Anel’ de arco-íris acontece pela a umidade presente na atmosfera, diz especialista. Morador capturou o momento exato, confira:
Halo solar se forma ao redor do sol e chama a atenção com arco-íris em RO
Um evento raro foi registrado na quinta-feira (7), em Porto Velho: halo solar, fenômeno óptico que forma um “anel” luminoso ao redor do sol, isso é causado pela quantidade de umidade na atmosfera . Veja o vídeo acima.
Ao g1 o jornalista Armando Junior, que fez o registro, contou que da última vez que o “halo solar” aconteceu, não conseguiu registrar, mas desta vez ao perceber o fenômeno, correu e pegou a câmera fotográfica para não perder o momento.
“ Eu estava no trabalho, fui na janela olhar o tempo e vi uma parte do halo e corri pra pegar a câmera. Botei o óculos escuro pra me proteger e fui fazer o click”, diz Armando.
Halo solar ao redor do sol com arco-íris
Reprodução/ Armando Junior
De acordo com o professor e astrônomo do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia (CAR), Ariel Adorno, o evento ocorre devido à refração e reflexão da luz solar em pequenos cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo cirrostratus, que se encontram em grandes altitudes. Esses cristais atuam como prismas, fazendo com que a luz se espalhe e crie o efeito de um círculo ao redor do sol.
“O halo acontece por causa da umidade na atmosfera. A luz do sol se dispersa nas sete cores ao atravessar partículas de água, formando esse padrão. O halo lunar é mais raro, pois precisa de umidade após uma frente fria”, comenta o astrônomo.
LEIA TAMBÉM:
Biólogo rondoniense denuncia extravio de mala com meteoritos avaliados em R$15 mil
Veja fotos do eclipse solar em Rondônia
Veja notícias de Rondônia: