Acusado de estupro, ex-magnata do cinema voltará para o complexo penitenciário de Rikers Island após os testes médicos. Na quinta (25), o mais alto tribunal de NY chegou a anular umas de suas condenações, mas ele segue preso por outro caso de agressão sexual. Harvey Weinstein no tribunal no dia 4 de outubro
Etienne Laurent/via Reuters/Arquivo
O advogado de Harvey Weinstein disse neste sábado (27) que o ex-magnata do cinema foi hospitalizado para uma bateria de exames em Nova York.
Na quinta-feira (25), o mais alto tribunal de NY chegou a anular umas de suas condenações por estupro. Apesar disso, Weinstein segue preso por outro caso de agressão sexual.
O advogado Arthur Aidala disse que Weinstein foi para o Hospital Bellevue, em Manhattan, e que, normalmente, leva de uma a duas semanas para que as autoridades penitenciárias dos EUA consigam transportar um prisioneiro.
“Ele não foi bem tratado. Eles se recusaram a dar-lhe um gole de água, nem comida, nem pausa para ir ao banheiro”, disse Aidala. “Ele é um homem doente de 72 anos.”
Aidala disse que os médicos de Bellevue planejavam realizar vários exames em Weinstein antes dele voltar ao complexo penitenciário de Rikers Island. O advogado disse que tem um encontro marcado com Weinstein na segunda-feira (29).
Acusações contra Weistein
As acusações contra Weistein começaram em 2017, quando um grupo de mulheres denunciou as agressões sexuais cometidas pelo megaprodutor hollywoodiano.
Outras mulheres seguiram o movimento e passaram a compartilhar histórias de abuso usando a hashtag #MeToo nas redes sociais.
A condenação anulada na quinta-feira, que estabelecia 23 anos de prisão, se referia a dois casos: agressão sexual em primeiro grau por praticar sexo oral forçado na ex-assistente de produção Mimi Haleyi, em julho de 2006, e estupro em terceiro grau da ex-atriz Jessica Mann, em março de 2013.
Apesar da anulação da condenação, Weistein seguirá preso devido a outra condenação por estupro num tribunal de Los Angeles. Esta segunda sentença, de 16 anos de prisão, foi dada em 2022. Atualmente, ele está em uma prisão de Nova York.
Mais alta corte de Justiça do estado americano de Nova York anula condenação de Harvey Weinstein