Aeronave poderá ser usada pela corporação após decisão judicial. Veículo, junto com carros, haviam sido apreendidos em operação contra lavagem de dinheiro no final do ano passado. Helicóptero apreendido em operação poderá ser usado pela Polícia Civil de SC
A Justiça de Santa Catarina cedeu à Polícia Civil um helicóptero apreendido em uma mega-operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado no fim do ano passado. A aeronave está avaliada em mais de R$ 2 milhões, já está à disposição em Chapecó, no Oeste do estado, mas deve ficar em Florianópolis.
A decisão é da Segunda Vara Criminal de Itajaí e foi confirmada pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel. Além do helicóptero, outros 24 carros apreendidos na mesma operação também serão usados pela polícia do estado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O helicóptero é do modelo Robinson R44 foi apreendido em Osasco, São Paulo. Segundo o delegado Jeferson Prado, a aeronave havia sido comprada por um dos criminosos com dinheiro do tráfico e colocada em nome de outra pessoa.
Já os carros apreendidos na operação serão distribuídos por todo o estado de Santa Catarina, conforme a necessidade. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, disse que os veículos ajudarão na meta de substituir 15% da frota anualmente.
Ele também vai avaliar a possibilidade de leiloar os veículos de luxo apreendidos na operação. Entre os carros que serão cedidos à Polícia Civil há veículos das marcas Porsche, Mercedes-Benz e Audi, com alto custo de manutenção.
Helicóptero é apreendido em operação contra lavagem de dinheiro do tráfico em Santa Catarina
Polícia Civil/Divulgação
A ideia é vendê-los para reinvestir o recurso em carros mais novos e baratos para a polícia. Porém, isso depende de autorização judicial.
Conheça o maruim, inseto que levou cidade a decretar emergência
Ex-servidor da Justiça foragido por desviar milhões é preso em Portugal
Operação da Polícia Civil apreende helicóptero, carros de luxo e armas
Operação
A Polícia Civil cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em dezembro do ano passado em uma ação contra a lavagem de dinheiro proveniente especialmente do tráfico de drogas em Santa Catarina. A operação foi chamada de Cifra Oculta.
Além disso, também foram sequestrados 24 veículos de luxo, imóveis, saldos em contas bancárias e criptomoedas que somam cerca de R$ 50 milhões. Além de Santa Catarina e São Paulo, as ações ocorreram no Rio Grande do Sul, Pará e Paraná.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias