Haverá programação cultural com participação dos Blocos Porco Elétrico e Pulga, e também a atração musical Pedro dos Teclados para animar a população. Aulão de ritmos ao ar livre será realizado na orla como parte da Blitz da Campanha de Carnaval do Hemocentro
Rony Aires
A Campanha de Carnaval 2025 do Hemocentro Regional de Santarém, oeste do Pará, que começou no último dia 17 e se estende até o dia 03 de março, terá uma ação festiva nesta sexta-feira (21), na orla em frente à Praça Tiradentes, a partir das 19h. O evento denominado “Blitz Hemopa no Carnaval” é aberto ao público em geral.
De acordo com a assistente social do Hemocentro Regional, Rejane Dias, haverá programação cultural com participação dos Blocos Porco Elétrico e Pulga, e também a atração musical Pedro dos Teclados para animar a população. Também haverá atividade de lazer com aulão ao ar livre.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará presente com testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites virais, enquanto o Hemocentro realizará panfletagem e orientações sobre a importância da doação de sangue.
“Teremos a parceria do Projeto Trote Solidário que engloba Unama, Iespes e Ulbra, parceria do Projeto Empresa Sangue Bom, com Unimed, Sest/Senat e Escola Miranda Náutica. Essa ação também tem o apoio da Semma, Semurb, SMT e Detran. Será uma grande festa em prol da vida. Todos são bem-vindos para o dia D da nossa campanha de carnaval. A programação será das 19h às 22h”, informou Rejane Dias.
Doações de parceiros
Desde o início da Campanha de Carnaval 2025 do Hemocentro Regional, doações têm sido feitas por instituições parcerias como Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os bombeiros realizam todos os anos a campanha “Herói doa sangue”. Além dos militares, familiares e amigos dos militares participam da campanha doando sangue.
Comandante dos Bombeiros em Santarém, Cel. Celso Piquet doando sangue
Zé Rodrigues / TV Tapajós
“Essa parceria é muito importante, porque estamos no período do carnaval. Os bombeiros realizam essa campanha todos os anos. Eles estão vindo e trazendo familiares para doar sangue. A folia é aqui fora, mas os pacientes estão nos hospitais lutando pela vida e com uma bolsa você salva até quatro vidas. E não podemos esquecer que doação de sangue é política de saúde”, ressaltou a assistente social Rejane Dias.
Na quarta-feira (19) foi a vez dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém comparecerem ao Hemocentro Regional do Baixo Amazonas para realizar doações voluntárias.
Segundo o coordenador do Samu, enfermeiro Júlio Laurido, 80% da equipe do serviço aderiu à iniciativa, tanto profissionais do plantão, quanto outros que estavam de folga compareceram ao primeiro dia de mobilização para doar.
Profissionais do Samu doando sangue no Hemocentro de Santarém
Ascom Semsa / Divulgação
“Conversei com nossa equipe e convidei para fazermos a nossa parte. Entre os profissionais que vieram, estão técnicos de enfermagem, médicos socorristas, auxiliares administrativos, telefonistas e outros. Alguns deles já eram doadores, mas também os doadores novatos”, afirmou Laurido.
De acordo com o serviço social do Hemocentro, a adesão de instituições e grupos organizados à doação é fundamental para manter os estoques em níveis adequados.
Para os próximos dias, são aguardados membros do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde Pública do Estado do Pará, e integrantes e simpatizantes dos Bois Garantido e Caprichoso para doação de sangue.
Para doar, basta em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. O Hemocentro funciona de segunda a sábado, de 7h às 13h.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região