Estrutura tem 27 metros de comprimento e dois metros de altura. Projeto foi idealizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e assinado pelo artista goiano Siron Franco. Monumento aos Voluntários Anônimos, em Porto Alegre
Renan Mattos/ Agencia RBS
De mãos dadas, 30 silhuetas de homens e mulheres, moldadas em perfis de cem quilos cada, carregam o peso simbólico do heroísmo e do altruísmo. Juntas, elas representam centenas de pessoas que atuaram na histórica enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Monumento aos Voluntários Anônimos foi inaugurado na tarde de segunda-feira (2), no Parque do Pontal, em Porto Alegre.
Com 27 metros de comprimento e dois metros de altura, o monumento foi idealizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e assinado pelo artista goiano Siron Franco, de 77 anos. A escolha de Franco, como criador da obra também simboliza a solidariedade que o estado recebeu de outras partes do Brasil, por meio de doações e também voluntários que ajudaram na tragédia, segundo o Instituto.
“Há 50 anos realizei minhas primeiras exposições em Porto Alegre. Eu era muito jovem, e fui muito bem recebido por artistas mais velhos, como os mestres Ado Malagoli, Xico Stockinger e Vasco Prado. Com Iberê Camargo estive muitas vezes, ainda no Rio. Sempre tive muito carinho por essa terra, tendo participado de diversas exposições individuais e coletivas”, relata Franco.
Monumento aos Voluntários Anônimos, em Porto Alegre
Renan Mattos/ Agencia RBS
No RS, 183 pessoas morreram em decorrência da enchente, sendo cinco na Capital. Além disso, mais de 160 mil pessoas e cerca de 49,2 mil edificações foram afetadas em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM
ANTES E DEPOIS: seis meses após cheias no RS, veja como estavam e como estão lugares atingidos
‘A gente agradece todo dia’, diz mãe de bebê resgatado de helicóptero no Vale do Taquari
Turismo impulsiona retomada econômica seis meses após pior enchente do RS; serra gaúcha investe em festas
O Pontal, onde a obra está localizada, foi escolhido como ponto de instalação do monumento por sua relevância durante as enchentes. O local serviu como base para salvamentos e atendimento emergencial às vítimas.
Posicionado próximo à entrada do parque, o monumento convida os visitantes a refletirem sobre o legado deixado pelos voluntários.
“Nos sentimos imensamente honrados por poder ajudar a contar essa história de bravura e solidariedade do povo gaúcho”, diz Angelo Boff, diretor Corporativo da SVB, empresa proprietária do complexo.
Monumento aos Voluntários Anônimos, em Porto Alegre
Renan Mattos/ Agencia RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS