Ex-secretária de Estado americana foi a primeira mulher a concorrer à Presidência. Foi derrotada pelo republicano Donald Trump no colégio eleitoral, mas venceu no voto popular. Hillary Clinton é destaque na convenção do Partido Democrata
Uma presença marcante na convenção democrata foi a de Hillary Clinton, a primeira candidata à Casa Branca – que perdeu a eleição para Donald Trump há oito anos.
Duas mulheres e um teto de vidro. A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton falou sobre a barreira invisível que fica no caminho das mulheres em busca de cargos de comando. Ela foi a primeira mulher a concorrer à Presidência, em 2016, abrindo uma rachadura no tal teto. Foi derrotada pelo republicano Donald Trump no colégio eleitoral, mas venceu no voto popular.
Oito anos depois, foi aplaudida por quase dois minutos ao subir ao palco da convenção democrata que confirmará Kamala Harris como candidata à Casa Branca. Hillary lembrou:
“Quase 66 milhões de americanos votaram por um futuro em que não existem tetos para os nossos sonhos”.
E concluiu:
“Do outro lado das rachaduras nesse teto de vidro, vejo Kamala Harris levantando a mão e prestando o juramento para se tornar a 47ª presidente dos Estados Unidos”.
Hillary enfrentou o mesmo oponente que hoje concorre contra Kamala, e acusou Trump de repetir o mesmo tipo de ataque contra as mulheres.
“Não surpreende que ele minta sobre a carreira de Kamala e deboche do nome e da risada dela. Soa familiar?”, perguntou.
Kamala e Trump têm propostas distintas; veja como candidatos se posicionam sobre temas sociais e políticos
Quando foi indicada por Joe Biden para concorrer à Presidência, Kamala Harris ligou para Hillary Clinton. Também pediu conselhos à ex-primeira-dama quando procurava um companheiro de chapa.
A convenção democrata marca uma troca de gerações dentro do partido. Kamala Harris é a aposta dos democratas para o futuro.
Em uma aparição surpresa na noite de segunda-feira (19), Kamala foi rápida. O discurso principal dela vai ser na quinta (22) à noite. Ela agradeceu ao presidente Joe Biden por abrir caminho para a candidatura dela.
“Joe, obrigado por sua liderança histórica, seu serviço de uma vida toda para nossa nação. Nós somos eternamente gratos a você”.
Kamala celebrou a a diversidade americana e pediu união.
“Em novembro, vamos nos unir para declarar com uma só voz e um só povo, que vamos avançar com otimismo, esperança e fé, guiados pelo amor pelo país e sabemos que temos muito mais em comum do que coisas que nos dividem. E lembrem-se: quando a gente luta, a gente vence”.
Kamala na Convenção Democrata
Brendan Mcdermid/Reuters
Foi com essa mensagem de união e diversidade que subiram ao palco políticos mais jovens, vistos como a nova geração do Partido Democrata. Entre eles, o senador da Geórgia, Raphael Warnock; o governador do Kentucky, Andy Beshear – democrata eleito em um estado tradicionalmente republicano -; e a deputada de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez, que disse que Kamala Harris vai brigar pelos interesses de famílias de classe média.
“Nós escolhemos um novo caminho, e vamos abrir a porta para um novo dia. Um dia que seja para o povo e pelo povo”.
LEIA TAMBÉM
5 coisas para ficar de olho na convenção democrata nesta semana
Em tom de despedida, Biden faz balanço de governo e passa o bastão para Kamala: ‘Trump vai conhecer o poder das mulheres’