Espaço funciona em prédio histórico do século XIX, que foi reconstruído. Museu da Cidade de Vigia foi reaberto
@willmarajoara
Proporcionar um mergulho na memória e um passeio pela cultura que faz de Vigia de Nazaré um lugar rico em história. Com estas propostas, foi reaberto, neste sábado (1), o Museu da Cidade de Vigia, na região nordeste paraense.
O espaço funciona em um prédio construído na segunda metade do século XIX, por um comerciante português, e que estava fechado desde 2016. Nele já funcionou o Museu Barão de Guajará e a Biblioteca Alves de Souza, criada em 1977 quando o escritor e ex-professor José Ildone Favacho Soeiro era o prefeito de Vigia.
A biblioteca foi fechada três anos depois, em 1980. No local também já funcionou uma escola que comportava 200 alunos.
Como o prédio estava em situação de abandono, parte do acervo do museu foi perdido em virtude da infiltração nas paredes e goteiras.
O clima quente e úmido da região acabou contribuindo para a deterioração do prédio.
Museu da Cidade Vigia
@willmarajoara
A reconstrução preservou as linhas tradicionais da arquitetura e ampliou os espaços para que possam ser realizadas atividades educativas e culturais.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A obra de reconstrução é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e prefeitura de Vigia. A área livre, onde era o quintal do terreno, será aproveitada como espaço de atividades culturais, inclusive com um espaço gourmet.
Acervo do Museu da Cidade de Vigia
@willmarajoara
O auditório original foi mantido, além da criação um espaço para administração; para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais, serão instaladas duas plataformas elevatórias, uma com elevador.
Museu da Cidade de Vigia
Andrey Oliveira
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará