16 de outubro de 2024

História – Saiba no que focar nessa reta final para o Enem

Professor do Colégio Equipe dá dicas de quais pontos priorizar nos estudos As provas do Enem 2024 estão cada vez mais próximas e, nesta reta final, é importante priorizar conteúdos mais propensos de serem cobrados nas provas. Para te ajudar nessa empreitada, o Colégio Equipe vem trazendo uma série de dicas aqui no G1 Zona da Mata para ajudar os estudantes a mandarem bem no Enem. Hoje, o professor de história do Equipe, Alessandro Lavinas, traz dicas valiosas para você se dedicar nesta reta final.
Tenha pensamento crítico
Patricia Oliveira
“A primeira dica que eu dou é que o pensamento crítico é fundamental, pois a prova não é conteudista, por isso, foquem nisso”, enfatiza Alessandro. Confira abaixo outros pontos importantes para estudo:
Antiguidade clássica: tanto a questão da democracia grega quanto o direito romano.
Idade média: foco na importância da religião (cristianismo, judaísmo e islamismo). Esse período da história sempre cai nas provas do Enem, então, não deixe de dedicar um tempo a ele.
Renascimento: é o tema mais cobrado da idade moderna.
Revolução Industrial: o tema mais cobrado de todos. Por isso, se você tem alguma dúvida ou dificuldade nesse tema, nesta reta final é o momento de se dedicar, buscar tirar suas dúvidas com um professor e entender a essência do conteúdo. Confira aqui como esse tópico cai no Enem.
Brasil: revoltas da república velha, Getúlio Vargas e ditadura militar sempre caem nas provas de história do Enem. Com as proximidades da prova, se você ainda precisa estudar conteúdo de Brasil, foque nesses três temas.
Dica extra do professor: faça uma boa interpretação de texto e imagens. Isso é muito importante. Às vezes, por pressa ou ansiedade, o aluno deixa esse ponto passar e acaba errando a questão.
E não se esqueça: você está estudando e se dedicando há quase um ano para essa prova, então, concentre nas questões, pule o que não sabe e volte depois para não perder tempo. Boa prova!
Curtiu esse conteúdo? Quer saber mais?
Acesse as outras matérias do especial Mandando Bem no Enem. Acesse aqui!

Mais Notícias