Acompanhe a retrospectiva das matérias mais marcantes de janeiro a dezembro deste ano. Retrospectiva g1 Amapá 2024
Reprodução
O ano de 2024 encerra com um acumulado de matérias que fizeram parte das coberturas do g1 de janeiro a dezembro. Os conteúdos variam entre histórias curiosas e inspiradoras, ocorrências policiais e as eleições municipais (acompanhe a seleção abaixo).
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Janeiro
Em 16 de janeiro, Renan da Silva Lobato, de 27 anos, motorista de uma empilhadeira, desapareceu após o veículo cair no Rio Amazonas durante uma manobra no porto da Companhia Docas de Santana. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram buscas durante quatro dias até encontrar o corpo de Renan.
Empilhadeira cai no porto de Santana e motorista desaparece no AP
Fevereiro
Em Fevereiro, duas notícias chamaram atenção no g1. A primeira, publicada no dia 19, tratava do crescimento da garimpagem ilegal no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Já a segunda, no dia 21, é o registro da morte de uma indígena por suspeita de dengue grave, em Oiapoque.
Crescimento garimpo
Operação da PF em outubro de 2023 destruiu máquinas dentro do parque nacional
Polícia Federal/Divulgação
Um levantamento divulgado pelo Instituto Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) mostra que as áreas de garimpos ilegais cresceram 304% em um ano dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a maior unidade de conservação de proteção integral do país.
Garimpos ilegais crescem 304% em um ano dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Morte indígena por dengue grave
Uma indígena de 38 anos morreu com suspeita de dengue grave em Oiapoque, no extremo Norte do Amapá. A mulher, que pertencia à etnia Galibi-Marworno, estava com sintomas há cerca de dez dias e teve um agravamento no quadro na noite de 20 de fevereiro.
Indígena de 38 anos morre com suspeita de dengue grave em Oiapoque, no Norte do Amapá
Março
O mês de março foi marcado por ocorrências policiais que chocaram o Estado. Além disso, nesse mesmo período, a nova Ponte Sérgio Arruda foi entregue à população.
Ponte Sérgio Arruda
A obra, que durou cerca de quatro meses, é considerada pela Prefeitura de Macapá como a maior obra de mobilidade urbana da capital. Foram investidos R$9.897.574.68, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel, Senador Davi Alcolumbre e do Tesouro municipal.
Principal acesso para Zona Norte de Macapá, nova ponte Sérgio Arruda é inaugurada
Homicídio na Zona Sul de Macapá
Jorge Luiz Aviz dos Santos, de 48 anos, foi encontrado morto no apartamento em que morava no bairro do Novo Buritizal. A polícia informou que a vítima foi encontrada em cima de uma cama, amarrada e sem roupas.
Homem é encontrado morto com braços e pernas amarrados na Zona Sul de Macapá
Abril
Local na Subestação da Zona Sul de Macapá, onde o fogo ficou concentrado
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Neste mês, mais de 34 mil amapaenses ficaram sem energia após um incêndio atingir a subestação de energia localizada na avenida Ivaldo Veras, no bairro do Jardim Marco Zero, na Zona Sul de Macapá.O fornecimento foi restabelecido pela CEA Equatorial após mais de 31 horas de incêndio.
Cerca de 34 mil imóveis ficam sem energia após incêndio em subestação de Macapá
Maio
Duas figuras irreverentes foram destaque no g1 em Maio. O estado de saúde da humorista ‘Dona Joana’ comoveu os amapaenses, além disso, outra história que chamou atenção foi a do jovem pintor da periferia de Santana.
Dona Joana
Em 28 de maio, os vídeos bem humorados deram espaço a um vídeo comunicando sobre o estado de saúde de Joana Almeida. Ela foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL), em Macapá, após ser diagnosticada com um aneurisma.
Após um caminho árduo, a humorista passou por um procedimento cirúrgico em São Paulo (SP) e se recuperou bem.
‘Dona Joana’: humorista do AP é internada na UTI com aneurisma
Jovem pintor
A pintura para Marcos Souza, de 18 anos, representa a esperança de um futuro diferente. O jovem, que desde os 7 anos pinta, diz que tem como inspiração para suas obras o movimento surrealista. Foi mostrando as pinturas que ele viralizou nas redes sociais (veja vídeo abaixo).
Jovem da periferia do AP faz pinturas inspiradas no surrealismo: ‘vou conhecer o mundo com a arte’
O jovem, de 18 anos, tem como inspiração para suas obras o movimento surrealista.
Junho
Tia Raimundinha já realizou mais de 200 partos
Isadora Pereira/g1
Dessa vez, foi hora de conhecer a história de Maria Raimunda, de 74 anos. A moradora da Vila de Mazagão Velho, região metropolitana de Macapá. Maria trabalha ‘aparando’ crianças desde 1974, e já realizou mais de 202 partos. Ela declarou ao g1: “Faço por amor”
‘Faço por amor’, diz mulher que já fez mais de 200 partos tradicionais no interior do Amapá
Julho
Duas matérias foram destaque nacional neste mês. Uma tratando sobre o isolamento geográfico do Amapá e outra falando sobre o desequilíbrio ambiental causado pela poluição no litoral do Estado.
Cercado por rios e isolado por terra
O Amapá é um dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O estado fica na margem esquerda do Rio Amazonas, o maior em volume de água do mundo, e não possui ligação por terra com o resto do país — é o único estado brasileiro nesta condição.
Cercado por rios e isolado por terra com o resto do Brasil: Amapá tem ponte incompleta há 23 anos com histórico de adiamentos
Ninhos de plástico
Aves constroem ninhos com lixo marinho e avanço de poluição preocupa cientistas no Amapá
Olamar/Divulgação
Uma cena chamou a atenção de pesquisadores que estiveram na praia do Goiabal, no município de Calçoene, a 375 quilômetros de Macapá. É que pássaros que habitam essa região no extremo norte do litoral brasileiro estão usando lixo plástico que chega pelo Oceano Atlântico para a construção de seus ninhos.
‘Ninhos de plástico’: pássaros constroem abrigos com lixo marinho no litoral do Amapá, e avanço da poluição preocupa cientistas
Agosto
Concurso ‘Mochila Maluca’ elege melhor fantasia em escola de Mazagão-AP
Arquivo pessoal/Divulgação
Entre as inúmeras matérias do g1, um caso engraçado se destaca em agosto. Entrando na moda da “mochila maluca”, um aluno de uma escola de Mazagão fez uma mochila inspirada na famosa “carne enlatada”. A cena ganhou as redes sociais.
Menino usa ‘mochila de conserva’ e vence concurso de melhor fantasia em Mazagão
Setembro
Homenagens a João Vitor Garcia
Mariana Ferreira/g1
Um crime que chocou o Estado tomou conta das manchetes do g1 em Setembro. O estudante João Vitor Garcia, 16 anos, da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, morreu após ser esfaqueado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, em Macapá.
João foi morto durante um assalto, já o homem apontado como autor do crime foi preso um dia depois no bairro do Perpétuo Socorro.
Estudante morre após ser esfaqueado em praça de Macapá
Outubro
Um dos eventos mais marcantes deste ano foi as eleições. Na capital, o pleito municipal foi marcado pela disputa entre oito candidatos. O atual prefeito, Dr. Furlan (MDB), foi reeleito com 85,08% dos votos.
Eleições 2024: Dr. Furlan, do MDB, é eleito prefeito de Macapá no 1º turno
Novembro
Um idoso foi morto a tiros durante uma discussão na tarde do dia 23 numa área rural do município de Amapá, distante 226 quilômetros de Macapá. O crime foi registrado em vídeo (veja vídeo abaixo). Os dois homens acusados foram presos.
No Amapá, idoso é morto a tiros durante discussão por terras; veja VÍDEO
Idoso é assassinado a tiros durante discussão em fazenda no interior do Amapá
Dezembro
Turistas de vários lugares se reuniram para apreciar a chegada do ‘Solstício de Inverno’, o fenômeno de alinhamento solar com as rochas no ‘Stonehenge da Amazônia’ ou ‘Parque do Solstício’ como é popularmente conhecido o Sítio AP-CA-18 Rêgo Grande 1, construído por indígenas habitantes da região há cerca de mil anos.
Alinhamento solar anual de inverno é visto através de rochas de sítio milenar construído por indígenas da Amazônia
Alinhamento solar é visto do stonehenge da Amazônia
Isadora Pereira/g1
Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: