25 de fevereiro de 2025

Histórias que cantam: hit do É O Tchan é a junção de duas músicas e tem alerta sobre gravidez na adolescência


Nesta série, o g1 conta os bastidores de composições que marcaram o Carnaval de Salvador. Escrita por Cisisnho, Bieco e Cau Lima, canção se tornou o maior sucesso do grupo “É O Tchan”. Hit do É O Tchan é a junção de duas músicas e tem alerta sobre gravidez na adolescência
Quem foi criança ou adolescente no final dos anos 90 provavelmente sabe de “cor e salteado” a coreografia da música conhecida como “Segura o Tchan”. A canção lançada em 1995 fez com que a banda, na época chamada de Gera Samba, explodisse em todo o Brasil. O que muitos não sabem é que, na verdade, a junção de outras duas composições deu início à um dos maiores fenômenos musicais do país.
“Pau Que Nasce Torto/ Melô Do Tchan” são, originalmente, duas músicas diferentes: “Pau Que Nasce Toroto”, de Cau Lima, e “Melô do Tchan”, de Cissinho e Bieco. Todos eles faziam parte de grupos de samba. Bieco e Cau eram vizinhos no bairro do Uruguai, mas essa é apenas uma coincidência, pois as músicas não foram feitas em conjunto.
A primeira parte da canção foi escrita por Cau Lima, que na época tocava na banda Samba Eles. O compositor contou que já escrevia letras para quadrilhas juninas e depois passou a compor também sambas. A inspiração para o famoso verso “pau que nasce torto, nunca se endireita” ocorreu justamente durante um desses shows de samba.
“A ideia surgiu de tanto ver as mulheres sambando nos pagodes dos anos 90, elas não ligavam para quem olhasse. Aí decidi associar ao ditado popular”, contou.
Uma das dúvidas que surge em quem escuta a música é porquê “domingo ela não vai”. Segundo Cau, a letra original não citava o dia de semana, mas sim “comigo ela não vai”. Quando a composição passou para a [então] Gera Samba, os cantores entenderam “domingo” ao invés de “comigo” e decidiram manter a alteração — ou seja, todos estão liberados para segurar o tchan qualquer dia da semana.
Grupo Pagode Versado
Arquivo pessoal
A segunda parte da canção é obra de Cissinho e Bieco. A ideia da letra surgiu ao observar o comportamento das jovens, que passavam a frequentar mais festas, muitas vezes escondidas dos pais. Eles também percebiam que muitas adolescentes acabavam engravidando muito cedo, e quis aproveitar para fazer um alerta.
“A ideia era passar esse cuidado, para não rolar uma gravidez precoce, indesejada. Por isso o ‘depois de nove meses você vê o resultado'”, explicou Cissinho.
Essa foi a segunda composição que ele escreveu na vida e, quando mostrou a letra para um dos integrantes do grupo de samba que fazia parte, o Pagode Versado, recebeu uma bronca. Para o colega, a canção não era boa.
Foi um músico que tocava cavaquinho que disse que “a música dava um caldo” e o incentivou a não desistir de inserir no repertório. Quando a banda passou a tocar o “segura o tchan, amarra o tchan”, a música estourou na cena do samba baiano.
Gera Samba, que fazia sucesso também no reduto do gênero e tinha público cativo nas rodas realizadas na região da Península de Itapagipe, ficou sabendo da repercussão e demonstrou interesse em gravar a música.
“Só que Beto Jamaica achou a letra curta e quis dar uma aumentada, então juntou com ‘Pau Que Nasce Torto'”, relembrou Cissinho.
Carla Perez, Jacaré e Débora Brasil eram dançarinos do É o Tchan nos anos 1990
Divulgação
Com Gera Samba, “Pau Que Nasce Torto/Melô Do Tchan” ganhou coreografias feitas por Jacaré e pelas dançarinas Carla ´Perez e Débora Brasil, que depois ficaram conhecidas como Loira e Morena do Tchan. Depois, quando a banda precisou mudar o nome por questões de registro, não houve dúvida no batismo: É O Tchan.
As canções que viraram o sucesso número um do grupo também mudaram as vidas dos compositores, que levam com orgulho a história de duas músicas despretensiosas, em princípio, mas que juntas, deram vida a um dos maiores clássicos da música baiana.
“A primeira vez que ouvi essa música no carnaval, não acreditei. E ver essa música sendo tocada até hoje, sendo sucesso eternamente, é o sonho de qualquer compositor. Então eu sou muito grato e orgulhoso”, disse Cau Lima.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias