Segundo a Secretaria de Ordem Pública, a vítima estaria agressiva e desacatando os agentes. Sindicância interna foi aberta e o agente foi afastado. Homem foi levado para o hospital, mas saiu antes de receber alta, segundo a Prefeitura. Guarda Municipal apura abordagem em que um homem rendido bateu com a cabeça no chão em Maricá
Reprodução Inter TV RJ
Um vídeo de uma abordagem da Guarda Municipal de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, repercutiu nas redes sociais durante o fim de semana. As imagens mostram um homem, algemado, sendo derrubado por um agente da guarda municipal. Na queda, ele bate com a cabeça no chão e, depois, fica deitado, sem reação (vídeo abaixo).
Em Maricá, agente da Guarda Municipal derruba homem já algemado e ele desmaia
O caso ocorreu na tarde de sábado (26) em Bambuí. De acordo com a Prefeitura, o homem foi encaminhado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, sendo o quadro de saúde considerado normal. Ele ficou em observação e passou por exames, que não constataram fraturas ou sangramentos.
A Secretaria de Saúde explicou que o paciente saiu do hospital por conta própria, antes de ser submetido a nova consulta com neurologista.
“O paciente estava em observação no Hospital Municipal Conde Modesto Leal desde sábado (26) e passou por novos exames de tomografia computadorizada no domingo (27), que não constataram nenhuma lesão. Ele foi submetido à avaliação de um ortopedista e passaria por nova consulta com um neurologista. No entanto, deixou a unidade hospitalar à revelia, antes de receber alta médica”.
Ao g1, a Prefeitura explicou que a confusão teve início durante uma abordagem contra uso de moto irregular. Os guardas apreenderam um veículo que estava com documento vencido, e o homem acabou se envolvendo no caso, que não tinha relação com ele.
Nas imagens, ele aparece contra as grades do portão de um estabelecimento. Os agentes chegam a jogar spray de pimenta nos olhos do homem antes dele ser derrubado no chão.
A mulher do homem entra em desespero e começa a gritar que os agentes mataram o marido dela.
O secretário de Ordem Pública da cidade, Júlio Veras, informou que o homem estava alterado, desacatou os agentes, e, mesmo algemado, continuava tentando agredí-los com cabeçadas e joelhadas. Também foi informado que o homem responde por um homicídio, receptação, porte de drogas, danos e ameaça.
Em nota, a Prefeitura de Maricá informou que o agente envolvido na ação foi afastado e que uma sindicância interna foi aberta pela Corregedoria da Guarda Municipal para apurar todos os fatos.