15 de novembro de 2024

Homem de 41 anos morre após se afogar na praia de Boa Viagem; primeiros socorros foram feitos por banhistas que estavam no local

Vítima foi levada para a UPA da Imbiribeira, mas não conseguiu ser reanimada. Homem morre afogado na Praia de Boa Viagem
Um homem de 41 anos morreu após se afogar na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, num trecho próximo ao Segundo Jardim. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul da cidade, mas não conseguiu ser reanimado.
Vídeos enviados para o Canal Globo mostram o momento em que outros banhistas tentavam reanimar a vítima (veja vídeo acima).
Depois, socorristas chegam à praia e prosseguiram com o resgate.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
De acordo com testemunhas, o banhista vivia em São Lourenço da Mata e estava na praia com um grupo de amigos, que são moradores de Camaragibe. O nome dele não foi divulgado.
A comerciante Joice Freire, que testemunhou o afogamento, disse à TV Globo que, na hora do acidente, não havia nenhum guarda-vidas no posto de salvamento. A vítima foi retirada do mar por outros banhistas, que viram o afogamento de longe.
Ambulância do Samu que levou banhista afogado na Praia de Boa Viagem até a UPA da Imbiribeira, no Recife.
Reprodução/TV Globo
O médico João Vasconcelos, que estava caminhando pela orla de Boa Viagem, foi quem prestou os primeiros socorros. Ele disse que foi ajudado inicialmente por uma enfermeira que estava na praia, e depois outros médicos chegaram ao local.
“Quando a gente fala de um caso desse mais grave, não existe pulso e não existe movimento respiratório. A gente está ali tentando fazer com que retorne. Então inicialmente a gente estava fazendo essas manobras para poder retornar esses movimentos que são vitais para o paciente. Mas, diante de um afogamento, é um pouco mais grave”, explicou Vasconcelos.
O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado por volta das 11h para uma ocorrência de afogamento. Três viaturas foram enviadas para o local, uma delas era uma moto aquática.
Quando os bombeiros chegaram ao trecho da praia, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava fazendo os procedimentos de reanimação cardiopulmonar no banhista. Ele foi levado desacordado para a unidade de saúde na ambulância do Samu.
Em nota, a assessoria da UPA da Imbiribeira disse que o paciente chegou à unidade sem vida. Eles tentaram reanimá-lo na sala vermelha, mas sem sucesso.
O que disse o Corpo de Bombeiros
Questionado pelo g1 sobre os relatos de banhistas de que não havia guarda-vidas na região da praia de Boa Viagem onde aconteceu o afogamento, o Corpo de Bombeiros disse que:
A prevenção aquática nas orlas das praias de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes é realizada através de postos de guarda-vidas e embarcações;
Os militares ficam em locais estratégicos, de acordo com planejamento operacional e com estatísticas de afogamentos dos últimos anos;
Os bombeiros realizam rondas periódicas em momentos específicos do dia, para verificar pontos de maior risco e atuar em situações de necessidades imediatas;
A ordem de prioridade de ativação dos postos é revisada periodicamente;
Realiza campanhas informativas para orientar a população sobre cuidados com o banho de mar;
Orienta os banhistas a procurarem áreas com presença de guarda-vidas e sinalizações do Corpo de Bombeiros sobre locais mais seguros para o lazer.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias