Homem de 57 anos foi preso nesta sexta-feira (21) no bairro da Liberdade, na capital. De acordo com as investigações, os animais viviam em uma ambiente insalubre, não tinham acesso à itens básicos e ainda eram maltratados pelo suspeito. Animais foram resgatados em uma casa no bairro Liberdade em São Luís
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, nesta sexta-feira (21), um homem de 57 anos suspeito de maus-tratos e abuso sexual contra animais no bairro da Liberdade, em São Luís. Na residência dele foram encontrados 12 cães vivendo em situações degradantes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com a polícia, os animais viviam em uma casa que não tinha condições de ser habitada por nenhum ser humano ou animal. No local, havia muito lixo espalhado, desejos, chorume, restos de alimentos em decomposição, além de não ter água encanada ou energia elétrica.
A investigação aponta que o homem foi flagrado várias vezes abusando sexualmente dos animais (crime conhecido por zoofilia) e espancando os animais. Segundo vizinhos, era comum ouvir os animais chorando e em agonia dentro da residência.
Cães foram encontrados em uma casa suja, sem condições de habitação e sem acesso à água.
Divulgação/Polícia Civil
Equipes foram deslocadas até o local e conseguiram resgatar 11 cães adultos e um filhote. O dono do imóvel foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos e foi autuado na Delegacia do Meio Ambiente. Em seguida, foi levado para a Central de Custódia.
A operação contou com o apoio de equipes da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC), do Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão Ambiental do Corpo Bombeiro Militar, além da Perícia Oficial, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Unidade de Vigilância de Zoonoses, Ministério Público Estadual e de uma ONG voltada à proteção animal, estiveram no endereço a fim de resgatar os animais.