28 de dezembro de 2024

Homem que assassinou estudante da Unicamp a facadas é condenado a 29 anos e 2 meses de prisão

Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, foi morta com 28 golpes em maio de 2022, em São João da Boa Vista (SP). Defesa de Michael Douglas da Silva não recorreu da decisão. A estudante Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, foi assassinada em São João da Boa Vista; o autor, Michael Douglas da Silva, foi preso e confessou.
Arquivo pessoal e Polícia Civil
A Justiça de São João da Boa Vista (SP) condenou a 29 anos e 2 meses de prisão Michael Douglas da Silva pelo assassinato da estudante da Unicamp Mayara Roquetto Valentin. A jovem, que tinha 23 anos, foi morta com 28 facadas em maio de 2022.
A condenação de Michael aconteceu em janeiro deste ano, mas o g1 só teve acesso a sentença nesta terça-feira (12). Ele foi condenado pelo crime de latrocínio, que é roubo seguido de morte.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), após a audiência de instrução e julgamento realizada em 1º de dezembro de 2022, o processo ficou aguardando a realização de perícias com relação ao incidente de insanidade mental e dependência química do réu.
Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, morava em São João da Boa Vista
Reprodução/Facebook
Somente após a conclusão é que as partes puderam apresentar alegações finais e, então, o processo foi finalmente sentenciado.
“Diante da intensidade da pena, das gravíssimas consequências do crime, e considerando que o acusado demonstrou grande periculosidade e respondeu ao processo no cárcere, não concedo ao réu o benefício de recorrer em liberdade, mesmo porque, conforme reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal, o direito de recorrer em liberdade não se aplica ao réu preso em flagrante delito ou preventivamente”, diz um trecho da sentença.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do TJ-SP, o Ministério Público, o acusado e a defesa não recorreram da condenação, que se tornou definitiva. Michael está preso desde de 18 de maio de 2022.
Relembre o assassinato no vídeo abaixo:
Suspeito de matar estudante da Unicamp é preso em São João da Boa Vista
LEIA TAMBÉM:
Amiga tatua foto de estudante que foi morta com 28 facadas: ‘forma de deixar ela para sempre comigo’
Jovem desaparecida é encontrada morta em São João da Boa Vista
VÍDEO: veja imagens do local onde corpo de estudante da Unicamp foi encontrado em São João
O crime
Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, desapareceu depois de sair para caminhar na manhã do dia 15 de maio de 2022. Uma grande mobilização nas redes sociais foi feita na tentativa de encontrar a jovem, além de buscas pela cidade, em possíveis locais onde a estudante poderia ter ido.
Mayara Roquetto Valentin foi morta com 28 facadas quando fazia uma caminhada pela Serra Paulista, em São João da Boa Vista
Reprodução redes socais
Durante a noite do dia 15, o corpo da estudante foi encontrado por uma pessoa que ajudava nas buscas, na estrada da Serra da Paulista.
Segundo a polícia, o corpo de Mayara foi encontrado com ferimentos de faca no braço, mão, tórax e cabeça. O local, conhecido como ‘Vale dos Gnomos’, é frequentado por moradores e turistas.
Michael Douglas da Silva, suspeito de assassinar estudante da Unicamp, foi preso em São João da Boa Vista
Polícia Civil/Divulgação
Michael Douglas foi preso três dias depois do crime, pela Polícia Civil e pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar de Piracicaba (SP), em uma área da Serra da Paulista com uma arma, o celular da vítima e um canivete.
Cães farejadores, Guarda Civil Municipal (GCM) e 45 policiais civis e militares participaram das buscas pelo homem.
Michael Douglas da Silva, suspeito de matar estudante da Unicamp, após prisão em São João da Boa Vista
Polícia Civil/Divulgação
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.

Mais Notícias